domingo, 30 de janeiro de 2011

Take That - Said It All

Clipe lindo, banda linda, música linda... Sugestão da @garotapopneon para o domingo, afinal:

"Said it all
Nothing to say at all
Nothing to say that matters
Haven't we heard enough?"

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Feliz aniversário

Quantas pessoas passam pela vida da gente. Quantas pessoas especiais passam pela vida da gente. Quantas dessas pessoas especiais nos conquistam a primeira vista e modificam de forma drástica nosso pensamento sobre a vida, sobre o mundo, sobre o amor. Quantas dessas relações intensas são baseadas em amor e ódio igualmente intensos, ódio este que nada mais é que versão deturpada de um amor violento. Nos conhecemos há tanto tempo, e ficamos tanto tempo sem falar e hoje "amigos", sempre senti você perto de mim. E eu amo cada palavra sua em minha direção. Até seus erros de português, suas bobeiras e seus vícios.
Não. Isso não foi, não é e nunca será mero caso. Tu sabe assim como eu que temos que aprender juntos algo, que temos algo a fazer juntos nesse mundo e essa promessa é o que sempre nos uniu. Nosso encontro é algo cósmico e talvez agora você perceba a real dimensão disso.
Hoje é teu aniversário e eu queria estar do seu lado, te abraçar de noite e observar o céu ao seu lado e falar nossas bobagens como sempre. Toda felicidade e sucesso você é merecedor. E espero que você veja que isso é muito mais simples do que você convenciona acreditar. E por fim, saiba que meu amor será seu eternamente.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

20 de Janeiro: Dia do Farmacêutico - Um pouco de história

Hoje é o dia em que comemoro a minha profissão, a de vários colegas, esses profissionais que trabalham arduamente nos bastidores de indústrias, hospitais, laboratórios e farmácias sem exigir a denominação de doutor ou qualquer outro privilégio, trabalhando diligentemente pela saúde e bem-estar de toda a população nos mais diversos segmentos. Poucos sabem que a atuação do farmacêutico vai além de medicamentos e análises clínicas, podemos trabalhar com alimentos, no desenvolvimento e controle de qualidade; com cosméticos, na avaliação de toxicidade de diversas substâncias e radiações, em educãção, logística, domissaneantes, no planejamento de estabelecimentos de saúde relacionados com farmácia, etc. etc e etc.!
No começo, o farmacêutico não se restringia só a isso e também até hoje não se restringe, como na elucidação de moléculas e elementos químicos, na classificação de plantas, microorganismos (e até nuvens).
No ano de 1997, a Organização Mundial da Saúde, divulgou uma documentação sobre qualidades gerais que o farmacêutico deve possuir (The role of the pharmacist in the health care system - O papel do farmacêutico no sistema de atenção à saúde) Estas qualidades, em número total de 7, deu o nome ao profissional 7 estrelas, são elas:

  • Prestador de serviços farmacêuticos em uma equipe de saúde;

  • Capaz de tomar decisões;

  • Comunicador;

  • Líder;

  • Gerente;

  • Atualizado permanentemente;

  • Educador.

"O papel do farmacêutico no mundo é tão nobre quão vital. O farmacêutico representa o órgão de ligação entre a medicina e a humanidade sofredora. É o atento guardião do arsenal de armas com que o médico dá combate às doenças. É quem atende às requisições a qualquer hora do dia ou da noite. O lema do farmacêutico é o mesmo do soldado: servir. Um serve à pátria; outro serve à humanidade, sem nenhuma discriminação de cor ou raça. O farmacêutico é um verdadeiro cidadão do mundo. Porque por maiores que sejam a vaidade e o orgulho dos homens, a doença os abate - e é então que o Farmacêutico os vê. O orgulho humano pode enganar todas as criaturas: não engana ao farmacêutico. O farmacêutico sorri filosoficamente no fundo do seu laboratório, ao aviar um receita, porque diante das drogas que manipula não há distinção nenhuma entre o fígado de um Rothschild e o do pobre negro da roça que vem comprar 50 centavos de maná e sene."

A formação atual do farmacêutico é dita generalista, ou seja, já não existe mais a divisão de farmacêutico-bioquímico, farmacêutico industrial, por exemplo. Mas o farmacêutico pode se dedicar somente a uma das diversas áreas em que pode atuar, mas vai saber conciliar o conhecimento de outras áreas dentro da sua área, como por exemplo, o farmacêutico que trabalhar com análises clínicas (antigo farmacêutico-bioquímico) vai ter um conhecimento maior dos efeitos de medicamentos e alimentos tem sobre as análises. Eu me foquei durante a minha graduação mais na parte de alimentos, mas também tenho muito interesse por farmácia hospitalar (que é onde trabalho), farmácia de manipulação e cosmetologia! É tudo tão fascinante de se aprender, que decidir-se por uma única área, parece que é pecado!
Mas agora vou falar um pouco do farmacêutico que trabalha com alimentos 
O farmacêutico que atua na área de alimentos normalmente exerce suas atividades nas indústrias de alimentos. Várias são as funções que competem aos farmacêuticos, entre elas: desenvolver métodos de obtenção de produtos alimentares para uso humano e veterinário, análise bromatológica e toxicológica, realização de controle microbiológico, químico e físico-químico das matérias-primas e produtos acabados, atuação no desenvolvimento, produção e controle de qualidade de alimentos, processos fermentativos, nutracêuticos e alimentos de uso enteral e parenteral, atuação na normatização e fiscalização junto à vigilância sanitária de alimentos.
A área de indústria de alimentos não é privativa dos farmacêuticos e outros profissionais podem atuar nesta área. O farmacêutico bromatologista é aquele que estuda alimentos. Geralmente trabalham em laboratórios de controle de qualidade, inspeção, vigilância sanitárias, desenvolvimento de novos produtos, setor produtivo de indústrias, instituições de pesquisa como universidades e órgãos públicos.
O início da atuação farmacêutica na área alimentícia no Brasil tem início em laboratórios do governo estaduais, onde executa análises bromatológicas químicas. Em 1892 foi criado o Instituto de Análises Químicas e Bromatológicas de São Paulo, depois chamado de Instituto Adolfo Lutz e do Laboratório Bromatológico no Rio de Janeiro. Era feito o controle de bebidas, medicamentos e alimentos.
O ensino, iniciou-se em 1911, até este ano os farmacêuticos aprendiam sozinhos o desempenho das funções em bromatologia nos laboratórios oficiais.
Um exemplo de sucesso na história é o farmacêutico alemão Henri Nestlé (Heinrich Nestlé), criador da farinha Nestlé e fundador da empresa multinacional Nestlé. Henri, formulou uma farinha à base de leite de vaca em 1867, para o filho de um amigo que negava o leite materno, e esta revelou-se bastante nutritiva. Os criadores da Coca-cola e da Pepsi Cola, John Pemberton e Caleb Bradham respectivamente, também  eram farmacêuticos.

Feliz Dia dos Farmacêuticos a todos nós!!!!! Que a cada dia nós consigamos alcançar o objetivo do nosso juramento, de promover a saúde e salvaguardar vidas!!! 

Farmacêuticos Ilustres

Só para constar que farmacêutico não vive só de vender remédio (termo inadequado para o que se chama de medicamento, especialidade farmacêutica que deve garantir a qualidade, eficácia e segurança) uma lista que achei na Wikipedia sobre Farmacêuticos ilustres desse mundo:

Alder Wright, inglês, em 1874, inventou a diacetilmorfina, a heroína, seu nome foi uma homenagem ao seu heroísmo no combate a dor;

Amílcar Falcão, português, premiado por estudos em marcadores tumorais.

Andreas Sigismund Margraf (1709-1782), alemão, entre muitas outras contribuições, introduziu o álcool como solvente para a extração de matéria-prima e empregou o microscópio para exames de cristais de açúcar.

Antônio Mariano Alberto de Oliveira (1857-1937), brasileiro, escritor, foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras (1897) e, em 1924, foi eleito "príncipe dos poetas brasileiros"; forma a Trindade Parnasiana com Raimundo Correia e Olavo Bilac.

Benjamin Green, norte-americano, de Miami Beach, inventou, em 1944, o primeiro creme de bronzear.

Dora Akunyili, Diretor Geral da Agência Nacional de Controle de Alimentos e Medicamentos da Nigéria.

Cândido Fontoura, brasileiro, criou em 1911 o tradicional antianêmico Biotônico Fontoura, além de firmar sociedade com farmacêuticos americanos, desenvolvendo assim os primeiros antibióticos sob a forma de comprimidos (compressed tablets).

Caleb Bradham, americano, de New Bern, na Carolina do Norte, em 1898, criou um refrigerante chamado Brad's Drink. Segundo o inventor, a bebida era revigorante, rejuvenescedora e ajudava na digestão. O novo nome, Pepsi-Cola, veio dos seus principais ingredientes (pepsina e nozes de cola). Foi usado pela primeira vez em 28 de agosto, mas Bradham só registou a marca em 1902.

Carl William Scheele (1742-1786), sueco, foi o responsável pela descoberta do cloro, a partir da pirólise do ácido muriático; a descoberta do molibdênio é concedida a Scheele, que o obteve a partir do minério molibdenita. O manganês foi caracterizado no minério pirolusita, por Scheele, em 1774. Também isolou o nitrogênio e o oxigênio, entretanto, não divulgou os resultados destes trabalhos.

Carlos Drummond de Andrade, brasileiro, farmacêutico, poeta e escritor, natural de Itabira - MG.

Célio Lopes Silva, brasileiro, descobriu uma vacina de DNA contra a tuberculose que também é um remédio para a doença.

Charles Alderton (1857 - 1941), inventor americano da bebida Dr Pepper.

Eduardo Augusto Gonçalves, português, desenvolveu a pomada Minancora no Brasil, registrada em 1915 já está no mercado brasileiro há 80 anos.

Ernest Furneau, francês, criou a moderna quimioterapia, utilizada para o tratamento do câncer.

Eliezer Barreiro, brasileiro, desenvolveu o LASSBio-294 (que atua no aumento das contrações cardíacas e tem efeito vasodilatador) a partir de modelagem molecular. Este fármaco inovador é fruto de uma técnica que tem tido aplicação crescente na pesquisa científica: a modelagem molecular.

França Lamarck, francês, propôs, em 1802, o primeiro sistema de classificação das nuvens.

François-Antoine Descroisilles, francês, inventou, em 1802, a cafeteira, feita de dois recipientes sobrepostos e separados por um filtro. Descroisilles chamava a sua invenção de "caféolette";

Frederick Sertürner, alemão, extraiu, em 1803, do ópio o alcalóide morfina.

Friedrich Boedeker, farmacêutico e botânico alemão.

Fritz Hoffmann, alemão, criou a borracha sintética.

Guillaume François Rouelle (1703-1770), francês, professor de Lavoisier, resolveu o problema dos sais, definindo-os como produtos da união entre ácidos e bases.

George F. Archambault (1910–2001), considerado o Pai da Atenção Farmacêutica.

Henri Leroux, francês, em 1829, isolou o ácido salicílico.

Henri Nestlé, suíço, em 1866, experimentou várias combinações de leite, farinha de trigo e açúcar até chegar a um produto que substituísse o leite materno das mulheres incapazes de amamentar. O novo produto foi baptizado com o nome de Farinha Láctea Henri Nestlé.

Hilaire Marie Rouelle (1718-1779), francês, em 1773 descobriu a uréia e em 1779 descobriu o ácido hipúrico, foi quem também reconheceu o conteúdo de ferro no sangue entre outras descobertas.

Jean Baptiste Christophore Fusée Aublet (1720–1778), botânico e explorador francês.

Jean Francois Pilatre de Rozier, francês, da cidade de Metz, tornou-se conhecido a partir de experiências com balões de ar quente. Em 15 de Outubro de 1783, tornou-se o primeiro ser humano a levantar vôo. Morreu em 15 de Junho de 1785, em um acidente de balão de hidrogênio;

João Bernardo Coxito Granado, brasileiro, em 1903 criou a fórmula do Polvilho Antisséptico Granado.

João Gomes Xavier, brasileiro, desenvolveu o Regulador Xavier, para distúrbios da menstruação, que está registrado no órgão de saúde brasileiro desde 1930.

John S. Pemberton, americano, em 1886 em Atlanta criou o "Tônico para o Cérebro" hoje conhecido como Coca Cola.

John Walker, inglês, em 1827, inventou o que poderia ser chamado o verdadeiro precursor dos atuais "fósforos de segurança", tratava-se de palitos gigantes, com comprimento aproximado a um metro, cobertos com uma mistura de sulfeto de antimônio, clorato de potássio, amido e cola, que se inflamavam ao serem atritados em qualquer lugar.

José do Patrocínio, brasileiro, formado em 1879 no Rio de Janeiro, foi um dos maiores abolicionistas no país.

Louis Cadet, farmacêutico do exército francês, em 1760, obtinha, pela primeira vez, a ligação de um átomo de arsénio a um átomo de carbono, fazendo aquecer juntos o acetato de potássio e o óxido arsenioso. Esta descoberta abriu a porta à síntese dos arsenicais orgânicos que mais de um século mais tarde Ehrlich obterá para o tratamento da sífilis.

Luke Howard, inglês, em 1803, propôs com êxito uma classificação das nuvens. O sistema de Howard usa termos Latinos para descrever as formas de nuvens. O primeiro Atlas Internacional de Nuvens foi publicado em 1896. O sistema usado atualmente é baseado no sistema original de Howard.

Luiz Manuel Queiroz, brasileiro, instalou em São Paulo a primeira fábrica de ácido sulfúrico do país.

Lunsford Richardson, americano, inventou o Vick Vaporub há mais de 110 anos, conhecido no mundo todo por seu inconfundível pote azul, por seus característicos aromas de cânfora, mentol e eucalipto é utilizado no tratamento de resfriados e no alívio à congestão nasal.

Martin Heinrich Klaproth (1743-1817), alemão, isolou o Cério, paralelamente, com Berzelius e Hisinger. Em 1789, também isola o telúrio, completando o trabalho de von Reichenstein. Foi, também, o primeiro a descobrir o elemento urânio, em 1789 na pechblenda.

Nicolas LeFevbre (1610-1674), francês, introduziu o emprego do termômetro.

Odette Ferreira (n. 1925), farmacêutica e investigadora portuguesa, professora catedrática jubilada da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, descobriu, na década de 80, o HIV2, num trabalho de investigação que fez com a equipe de investigadores do Dr. José Luís Champalimaud e em colaboração com o grupo do professor Luc Montagnier do Instituto Pasteur de Paris.

Ogata, japonês, sintetiza, em 1919, a anfetamina.

Pierre Jean Robiquet , francês, em 1832 isolou o alcaloide codeína.

Pierre Pomet, publica em 1673 a obra “Histoire géneral des Drogues”, a partir da qual o estudo das plantas entra no período científico ao adaptar, nessa obra e noutras que se seguiram, a classificação e a descrição taxonómica, o que se traduziu numa identificação botânica mais precisa para os fármacos, ponto de partida essencial para uma identificação segura.

Rodolpho Albino, brasileiro, um dos mais importantes farmacêuticos da história da profissão no Brasil, redigiu, editou e publicou sozinho a primeira edição da Farmacopéia Brasileira, em 1926.

Wilbur Scoville, em 1912, criou a escala Scoville para medir o grau de “picante” das pimentas. A unidade Scoville é na verdade uma medida de capsaicina (responsável pelo ardor).


Menção honrosa a todos os meus professores farmacêuticos: Paulo Roberto Merisio, o gênio carismático, mestre querido e admirado eternamente, por sua dedicação e amor ao ensino e ao estudo das anemias; Sônia Vagner, a personificação de todo respeito e audácia da profissão farmacêutica; Fabiano Henrique Mateus, a coragem de abandonar a cidade grande por uma cidade do velho Oeste Paranaense, a seriedade e o humor negro terrível; Aliana Alano, por todas as lições preciosas, as risadas; Cleiton Aigner, pelos estágios mais bacanas, engraçados e descomplicados; Emerson Machado, pelas aulas descontraídas e leves, as risadas e tudo mais e a todos os outros que esqueci de mencionar. Menção honrosa também a cada professor e professora que ensinaram a cada farmacêutico como eu, como meus colegas, muito do que sabemos devemos também a vocês. Menção honrosa ao Dr. Álvaro Largura, pioneiro das análises clínicas aqui na cidade e na região, mentor por trás de um dos maiores  e respeitados laboratórios do país; ao prefeito de Nova Aurora, Pedro Leandro Neto, o Pedro da Farmácia, pelos serviços que prestou e presta ainda hoje com a usa farmácia naquele município e pela revolução na saúde que vem fazendo desde que tomou posse no município.


Já deu pra ver que esse pessoal contribuiu e MUITO para a saúde e ciência do mundo. E com certeza, eu e todos os farmacêuticos que existem e existiram continuaremos seguindo o caminho desses iluminados por um mundo melhor. 

Nas buscas que eu fiz achei um site que fala dos inventores brasileiros no campo dos fármacos, e ali também tem uma série de farmacêuticos, assim como médicos, químicos, biólogos, engenheiros e outros profissionais preocupados com a melhoria da vida das pessoas e que são responsáveis por descobrir ou desenvolver muitas das fórmulas fantásticas que são dispensadas pelos farmacêuticos, a lista é bem grandinha.
Com essa "pequena" lista, de todas as pessoas que contribuíram para a saúde do país, espero que acabem as lendas sobre a profissão e a de todos os demais profissionais de saúde. Ninguém, em lugar algum, e muito menos na saúde, trabalha sozinho. É um trabalho de união, onde cada um tem importância essencial para a existência do conjunto, quando uma ou mais áreas são mais privilegiadas em detrimento de outras a gente se depara com a situação que a saúde de uma forma geral vive no Brasil. Mas isso está mudando, com a consciência maior a cada dia de que farmacêuticos, dentistas, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, técnicos, e por que não, professores, enfim, todos os envolvidos com a qualidade dos serviços de saúde prestados sejam melhorados para o bem de toda a sociedade.

Obrigada a cada um de vocês, meus caros colegas farmacêuticos! 

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Every Breath You Take - The Police

Música pro meu amor, música da minha infância, das noites em Nova Aurora sob o céu estrelado e conversas até altas horas, das mangas gigantes que podiam ser colhidas em todas as calçadas, do tempo quente, da chuva nostágica, de passeios de moto sem capacete em uma estrada mirando o pôr-do-sol... Saudades de vocês, saudades desse tempo!!!

Uma Nova Esperança - Parte II

Eu não resisti e tive que copiar esse artigo publicado na GazetaOnline, é lindo, é tocante e nos faz refletir sobre o tratamento dado aos nossos irmãos e também nos dá uma nova esperança:

Lições de Dona Ilair e seu cão

Na cidade de São José do Vale do Rio Preto, onde Tom compôs "Águas de Março", Dona Ilair reluta em abandonar seu vira-lata. Ambos estão tomados pelo pavor. Vizinhos pedem para que ela deixe o animal para trás. Ela recusa. Se amarra como pode, abraça o cão e pula para a enxurrada. Desesperado, o pequeno cão morde-lhe a mão na tentativa derradeira de agarrá-la. Ela o solta. Bethoven é carregado pelas águas. Dona Ilair se salva. As dramáticas imagens correm o mundo e já são, de longe, as mais emblemáticas da tragédia que se abateu sobre a Região Serrana do Rio. Não muito distante dali, em Itaipava, no Haras Vale da Boa Esperança, tratadores também resistem em abandonar cavalos e éguas puro-sangue inglês. Pelo menos uma dezena desses belos animais já foi sacrificada. Outros tantos, levados pela torrente.
O drama de Dona Ilair e do vira-lata Bethoven, dos tratadores do haras e seus caríssimos cavalos resume bem o aspecto extremamente democrático da tragédia do Rio: ninguém foi poupado. Humanos e animais. Humanos ricos e pobres. Animais sofisticados e cães pulguentos. No momento em que escrevo este artigo já passam de 630 as mortes humanas. As de animais já são o dobro ou mais que isso.
Animais sofrem tanto quanto humanos em ambiente de desastres naturais. O resgate dessas criaturas não pode ser negligenciado. Em todo o mundo, diversas organizações de proteção de animais contam com agências que lidam exclusivamente com resgate, tratamento e amparo de bichos vítimas de catástrofes. Mais que uma questão de compaixão, trata-se de uma ação de saúde pública e humanitária. A promoção do reencontro de animais de estimação com seus donos nos terromotos do Haiti e do Chile foi decisiva para aplacar um pouco da dor dos quer perderam parentes e bens materiais. Além disso, esses animais em contato com a água contaminada podem transmitir diversas doenças, como leptospirose.

Cuidar de animais vítimas de desastres, como o do Rio, não diminui a ajuda humanitária a homens e mulheres. Não se trata de ações conflitantes, mas complementares. Assim como humanos, animais também precisam de cuidados, doação. No caso deles, ração, cuidados veterinários, vacinas, antibióticos, anestésicos. Nas entrevistas que concedeu após o resgate, Dona Ilair chora ao lamentar a perda de seus "bichinhos" (além de Bethoven havia outros dois cães na laje). Imagine o bem que um improvável reencontro com seus cães não teria feito à sofrida Ilair.

Animal vem do latim "anima", que significa alma, principal característica das criaturas vivas, "animadas". A Bíblia diz que coisas vivas são animadas pelo "sopro da vida". Ajudar os animais é lutar por vida, mesmo que manifestada sob forma não-humana. Criticar essa ajuda é negar o sopro divino. Questionada por seu ativismo em defesa dos animais, Brigitte Bardot costuma dizer: "Ocupem-se dos humanos que eu me ocupo dos animais e todos estarão bem cuidados".

 
Maninho Pacheco é jornalista, ativista defensor dos animais e diretor do Instituto Orca.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Uma Nova Esperança

O post parece ser uma daquelas fases clichês de trilogias épicas como "O Senhor dos Anéis" e "Star Wars". E eu amo filmes épicos. Mas na vida real não temos magos brancos que espantam Nazgûls ou Cavaleiros nobres que usam sabres de luz para combater a escuridão. Na vida real as forças ocultas são mais ocultas do que imaginamos, a batalha diária é por pão e por mais um dia vivo. Os heróis não tem linhagem nobre, são pessoas de qualquer classe social, de qualquer lugar do mundo que tem um bom coração e não aceitam a ordem das coisas. São os "rebeldes". Contudo, a situação que a região serrana do Rio de Janeiro perece atualmente é desesperadora e comovente. A força da natureza que o homem tanto menosprezou novamente sobrepujou a ignorância daqueles que não quiseram ver a longo prazo e colocam a sobrevivência das futuras gerações em xeque. Cidades localizadas em uma geografia bela, porém perigosa, foram e são alvo de uma condição climática que eleva extremamente o indíce pluviométrico. Chuva, pedras, lama, terra, rios transbordantes, ausência de medidas preventivas, população excessiva, cenário perfeito pra uma tragédia anunciada e visualizada em tantos anos anteriormente. No meio do sofrimento a cultura da burrice estimula e premia o escancaramento da pobreza humana, enquanto que do outro lado pessoas que não tem nada o que fazer se preocupam com as resoluções de astrônomos metidos a astrólogos e, que enfim, não sabem o que fazer. Enquanto isso, a imprensa golpista dessa terra fica a criticar os modelitos da presidenta "porque ela não valoriza o pret-a-porter nacional e dá preferência a uma costureira desconhecida" e no mesmo momento pessoas vivendo com a roupa do corpo, perdendo a roupa que tinha no corpo levada pelas enxurradas. Nesses momentos não acredito que lido com seres humanos, mas com seres irracionais, em que é tão alienado da realidade cuja preocupação principal é saber quem matou não sei que fdp na novela que é um desserviço social. E a gente olha tudo isso e compara com outras tragédias e existe o mesmo padrão de comportamento, do mesmo tipo de verme de indivíduo. E o mesmo tipo de comportamento perante essas tragédias em que se falam em medidas preventivas e quando tudo evapora, nada é feito, e na próxima tempestade ocorrem as mesmas coisas. Daí paro e penso: realmente, é o fim do mundo, onde a roupa de um indivíduo tem mais valor que um ser humano, onde os valores de uma forma geral estão completamente invertidos. E a solução parece ser rezar para que Deus atenue a dor dessas pessoas ou na pior das hipóteses rezar para o fim breve e merecido de uma espécie que destrói sua casa cósmica, destrói a natureza, destrói a si próprio. Um fim a isso talvez seria o melhor. Mas daí no meio de toda essa tragédia você vê atos de pessoas como a dona Ilair que tentou até o último minuto salvar a vida do seu cachorro junto a si. Ou então conhece a história do cocheiro Miguel (via @realjoseabreu) que foi tragado pela água porque não quis abandonar os 16 animais, onde o valor de cada animal girava em torno de 500 mil reais. Todos morreram, 8 na enxurrada, 8 sacrificados e ele podia ter saído, mas não o fez. Muitas pessoas poderiam dizer que na gana de mostrar serviço e ganhar futuramente um aumento ele pagou com a vida. Mas somente quem sabe amar um animal dito irracional sabe o quanto isso não tem nada de ganancia ou segundas intenções. É simplesmente amor, amizade, qualidades tão raras em nós, espécimes racionais de uma raça degradante. E os relatos de pessoas que se preocupam com nossos irmãos menores são cada vez mais comuns na mídia e mais consistentes. Não são somente pessoas preocupadas com animais, mas também com seres humanos, são pessoas preocupadas com a vida principalmente! E isso torna tudo isso tão mais suportável e nos dá uma nova esperança, uma esperança de que ainda existe solução, ainda tem jeito, discretamente, mas existe! Uma nova esperança de um novo mundo, com pessoas melhores que lutam por um objetivo nobre em comum. Tudo isso faz vontade de lutar com essas pessoas, batalhar ao lado delas, participar desse momento de renovação para tantas pessoas que vão ter que começar do nada, muitas vezes após perder toda a família. Então apesar de este ainda ser um cenário triste, extremamente triste, temos que ver as possibilidades e os conhecimentos que isso traz a todos. Participemos doando alimentos, materiais de higiene e limpeza, com orações, com fé, com trabalho. Independente de nossas crenças ou ausência delas, todos temos uma missão nesse mundo e no fim todos somos um. Então ajude com todo o seu coração nesse momento tão difícil para todos. E não esqueçam, a esperança renasce na vida, em qualquer forma de vida.

Beijos

PS: O Ministério da Saúde está cadastrando profissionais da Saúde que desejem trabalhar voluntariamente nas áreas atingidas. Quem quiser se cadastrar é só acessar Para profissionais de Saúde que querem ajudar http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=5781. Vamos lá pessoal, vamos colocar nossos conhecimentos ao serviço dessas pessoas!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Divagações sobre signos

Após um tweetpapo divertido com a @lukissbonfim e a @crispironi bateu aquela inspiração pra falar novamente sobre signos, um assunto que eu particularmente gosto, porque algumas coisas funcionam pra mim. Mas daí vem você e fala "eu não acredito em horóscopo porque aquilo que a coluna fala não pode ser aplica´vel a todo mundo, seria loucura". Realmente, por um lado você está correto carríssimo leitor. Mas muito mais do que simplesmente saber seu signo solar, é preciso conhecer o ascendente, qual é a sua lua, quais os outros movimentos planetários que ocorreram no momento do seu nascimento, etc. etc. etc. Tudo isso você consegue ver ao fazer um mapa astral, em que um astrólogo vai fazer pra vc e irá visualizar ALGUMAS coisas no decorrer da sua vida. O mapa astral é importante porque você consegue visualizar que apesar de ser libra, um signo cujas descrições geralmente lembram uma pessoa fútil e superficial, você está mais para ser uma pessoa ligado a aspectos mais aprofundados do ser humano, da metafísica, é mais observador e analítico, e geralmente essas características geralmente advém de um ascendente em um signo mais "sério" como capricórnio ou escorpião ou até mesmo por nascer na cúspide (encontro de dois signos) como virgem ou escorpião. No meu caso, eu nasci no dia 20 de outubro que faz cúspide com escorpião, então sou bem analítica, observo bastante, mas nem por isso gosto de algumas futilidades, como roupas, maquiagens, perfumes e sapatos, coisas tipicamente librianas. Com ascendente em gêmeos, eu falo demais, escrevo demais, ou seja, a síntese não é um dom meu. Daí junto o gêmeos comunicador com uma escorlibriana reclamona, você tem uma pessoa revoltada, que adora externar essa revolta de alguma forma. Então acho que a partir do meu exemplo, dá pra ver que não é possível se basear somente no signo solar. Na verdade, nenhum signo pode se basear no seu signo solar, é preciso sempre estar verificando outros fatores, para daí sim poder ter um "diagnóstico" aprimorado e daí sim poder amenizar os aspectos mais negativos e exaltar os aspectos positivos.

Resumidamente, a maioria das pessoas de todos os signos geralmente são o contrário do que as colunas apresentam e isso é uma agradável surpresa muitas vezes. Fiz um resuminho das MINHAS experiências, então não é aplicável pra todo mundo:
  • Áries: O ariano geralmente é um dos vilões do zodiáco. Chamado de inconsequente, egoísta e briguento, a maioria dos arianos que eu conheci são pessoas extremamente pacatas, de bom humor, que sabem aproveitar as boas coisas da vida sem pisar em ninguém;
  • Taurino: Os taurinos são chamados de avarentos, sovinas, racionais e tudo mais. Sem dúvidas, são algumas das pessoas mais geneorsas que conheci na vida, que sabem aproveitar bem o que a vida e o dinheiro podem dar e tem um humor fino e sarcástico (do jeito que eu gosto). O taurino só tem o péssimo hábito de após uma desilusão amorosa virar um extremo porra loka #eutinhaquefalar;
  • Gêmeos: dizem que o geminiano fala demais, é pacato, só vive no campo das idéias, tem tantas idéias que geralmente não põe no papel e são promíscuos e duas caras. O geminiano realmente fala demais, se comunica demais, é o canal de extravasamento dele; mas não acredite piamente nessa balela de pacato, o geminiano vai guardando, guardando e quando explode que os céus e a terra tenham pena de quem estiver no caminho dele. Algumas das pessoas mais bem sucedidas, verdadeira e guerreiras que conheci na vida eram geminianas. E conheço poucos geminianos que tiveram mais que um casamento ou traíram...
  • Câncer: o canceriano sempre é corroborado como o cara extremamente ligado a família, a tradição, a moral e aos bons costumes. E ele realmente o é, a ponto de muitas vezes ser extremamente hipócrita pra manter as aparências. Eles são muito ligados a aparência e pouco ao intelecto, geralmente dando um gelo ou tentando fugir de conversas mais cabeça. Mas há exceções, e geralmente estão ligadas a um ascendente de aquário ou escorpião ou outro signo que não goste de hipocrisias.
  • Leão: O leonino geralmente é adorável como diz as colunas diárias. E ele gosta de pessoas. Mas raramente vi leoninos a moda pavão que sempre alardeiam por aí. A maioria dos leoninos realmente ocupa postos de destaque onde atuam, mas geralmente o fazem isso de forma discreta, procurando fugir de holofotes.
  • Virgem: O virginiano é dificil de definir. Não há um padrão específico. Tem virginiano espalhafatoso (conheço vários), tem virginiano revoltado (vários) tem virginiano tímido (vários). Mas o que se pode dizer de uma forma geral, que todos esses que eu conheci são extremamente cautelosos, não tem papas na língua, não gostam de joguinhos e talvez por isso  seja um dos signos onde tenho grandes e verdadeiros amigos.
  • Libra: Meu signo. E outra droga dificil de definir. O libriano realmente adora apaziguar briga dos amigos. Mas ele tem um espírito belicoso, ele gosta de revolução, ele não tolera injustiças. Por mais que a maioria dos librianos adore agradar as pessoas, ele só o faz em duas situações: se realmente a pessoa for de muita estima ou se o libriano quiser conquistar a pessoa. Fora dessas situações o libriano geralmente não se esforça pra ser querido ou simpático. É educado sim, mas mais sendo frio do que afetuoso, geralmente é sincero demais e até dá uns coices.
  • Escorpião: definitivamente acredito que as descrições de escorpião e libra são trocadas. A maioria dos escorpianos que conheci geralmente tem exatamente a descrição de libra: cuca fresca, indecisos, sorrisinhos por todos os lados, adoram um evento de sociedade, são dissimulados, manipuladores... Apesar de ser escorlibriana, geralmente evito escorpianos, as dores de cabeça que tive até hoje com pessoas do signo pra mim ja são mais do que suficientes.
  • Sagitário: o sagitariano realmente é uma pessoa de fé, uma pessoa que agrega as demais, que sabe unir, juntar. Isso enquanto ele for o centro dessa união. Se ele perceber que ele não é propriamente o centro do grupo ele pode querer desagregar, fofocar, falar mal, conversas paralelas. Muitas vezes, têm o péssimo hábito de serem arrogantes. Mas prefiro mil sagitarianos a um escorpiano...
  • Capricórnio: o capricorniano ao lado do escorpiano é tido como um dos vilões do zodiaco. Ambas as descrições são injustiças com ambos os signos. Nem todo escorpiano é um psicopata e nem todo capricorniano vive em função do dinheiro. Mas eu não vou falar mais de escorpianos, afinal foram situações minhas... Mas o capricorniano é um sujeito fantástico, com um coração de ouro, que pensa sim em dinheiro, mas geralmente pra poder oferecer algo maior a quem ama. E sim, eles são muito sensíveis, e tem gosto apurado por arte.
  • Aquário: aquarianos são meu carma. Você não consegue pensar outra coisa quando você vê que os últimos cinco caras que você tem relacionamentos extremamente marcantes e extremamente frustrantes são do signo de Ganimedes (a lenda do signo de aquário diz que a constelação surgiu após Zeus raptar o belo Ganimedes na terra para ser seu amante e serviçal no Olimpo, coisa típica da Grécia...). Mas são pessoas fantásticas, com um intelecto incrível. Mas são pessoas extremamente ligadas ao trabalho, são extremamente técnicas e não me surpreenderia se boa parte falecesse durante o trabalho.
  • Peixes: o pisciano também não é dos meus favoritos do zodíaco. As descrições geralmente relatam pessoas de bem com a vida, pacíficas, equilibradas, queridas e toda aquela rasgação de seda que geralmente descrevem peixes. Os piscianos que surgiram na minha vida em sua grande parte são desequilibrados, egocêntricos e com sérias tendências a se viciar em alguma porcaria, então evitem cachaça, fumo, cocaína e outras tranqueiras, e não destruam o corpo lindo (sim, a maioria dos piscianos é lindo) que Deus lhes deu. Têm tudo para serem excelentes pessoas, mas jogam tudo no lixo por coisas ridículas, então foco!
Esse é uma divagação MINHA, não significa que cada grupo de pessoas de cada signo é exatamente como eu falei, se você ler o começo do texto vai perceber que é justamente o contrário. Esse é um relato das minhas experiências (saca o drama), então, não venha amolar me chingando ok.
Beijos e espero que tenham se diver

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O nosso amor

A nossa primeira troca de olhares no meio da multidão por mim até hoje é algo vivo. Amor a primeira vista? Talvez. Mas você me deu alguns dos melhores presentes da minha vida. Sua voz suave, seu encabulamento quando não sabia me explicar alguma coisa que pedia, o jeito que fazia cócegas em mim ou o modo como me beijava, ou quando passeamos a noite sem destino pela cidade; ou melhor ainda seu elogio ao perfume/creme/xampu/frescura que eu usava, assim como aos vestidos ou outras coisas que não cabem a este espaço. Foi bom estar com você naquele tempo, é bom estar com você atualmente nas vezes que a gente sai. E eu amo o seu cheiro, seu toque e as suas reclamações. Somos tão reclamões, não é mesmo? Mas eu sei que naquele momento não era possível e hoje também não. Sei que pra você algumas coisas são difíceis de compreender, mas nosso Deus sabe o que faz e em breve tudo estará ajeitado (ou não). Só queria lhe dizer que também amo você e você também me faz falta, também me faz falta as suas reclamações, o seu toque, a sua ogrice e tudo que é tão exclusivo de você e que me faz te amar por toda a minha eternidade.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Carta A Um Cadáver

Você foi tão adorável, tão adorável a ponto de que foi difícil aceitar as coisas como ocorreram. Mas todas as coisas ficaram tão difíceis, você as tornou tão dúbias e angustiantes que realmente, não era de se esperar algo diferente. Realmente tentei algo grande maravilhoso, mas você não teve visão ou paciência pra perceber isso. Ou então não teve a hombridade de assumir teus próprios sentimentos perante a mim, perante o mundo, o que torna tudo isso ainda mais asqueroso. Lembra-te, nunca te cobrei flores, bombons, carinhos ou atenções, jamais te cobrei um gesto qualquer. A bem da verdade cobrei-te apenas sinceridade, ação natural das pessoas verdadeiras. E quando vi tudo estava tão bem armado que o choque foi a única reação. E após o choque a loucura. E após a loucura o pensamento veloz que juntou todos os pontos, todas as ações, toda mínima respiração e chegou a este veredicto. Não há mais espaço para diálogos tardios, desculpas, palavras bonitas, promessas vazias. Não há nada para ser resgatado ou devolvido. Então decretei tua pena de morte na minha vida e a pena capital foi um misto de todas as atrozes penas capitais. Um exercício de sadismo e loucura naturalmente. E na minha loucura falo a ti cadáver, que sejas feliz no além com quem quer que seja, mas não retorne mais a este plano da minha vida, não queira transpor a barreira dos vermes com quem convive, não venha mais para esta terra de luz, porque se tornou para mim o que certa vez fui para você.

(Bruna Brasil 06/01/2011)

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Somente o tempo vai dizer (e o poder das músicas dos anos 80)

Uma das coisas que mais gosto das músicas mais antigas é o poder que elas têm: letra, melodia, impacto, tudo. São sempre reflexivas, sempre são um convite a pensar e a viver bem. Por isso são sempre as melhores trilhas de filmes, casamentos, formaturas, ressurimentos, etc e tal! A música que posto hoje é de uma banda que é pouco conhecida pelo seu nome, mas tenho certeza que ahora que ouvirem o hit vocês vão se lembrar. Com vocês, Only Time Will Tell do Asia:

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Coisas Legais para Compartilhar

Depois de um papo reflexivo com a @CarlaSalgueiro no twitter, decidi não mais copiar posts aqui nem de blogs, muito menos de sites, mesmo que ocasionalmente e só deixar os links pra compartilhar com você. Li esses dois textos bacanas no blog Boas Práticas Farmacêuticas do genial Brandão pra vocês também refletirem:


Beijos!

sábado, 1 de janeiro de 2011

Discurso de Posse de Dilma Rousseff

(Retirado do Vermelho.org)

Queridas brasileiras e queridos brasileiros,
Pela decisão soberana do povo, hoje será a primeira vez que a faixa presidencial cingirá o ombro de uma mulher.
Sinto uma imensa honra por essa escolha do povo brasileiro e sei do significado histórico desta decisão.
Sei, também, como é aparente a suavidade da seda verde-amarela da faixa presidencial, pois ela traz consigo uma enorme responsabilidade perante a nação.
Para assumi-la, tenho comigo a força e o exemplo da mulher brasileira. Abro meu coração para receber, neste momento, uma centelha de sua imensa energia.
E sei que meu mandato deve incluir a tradução mais generosa desta ousadia do voto popular que, após levar à presidência um homem do povo, decide convocar uma mulher para dirigir os destinos do país.
Venho para abrir portas para que muitas outras mulheres, também possam, no futuro, ser presidenta; e para que - no dia de hoje - todas as brasileiras sintam o orgulho e a alegria de ser mulher.
Não venho para enaltecer a minha biografia; mas para glorificar a vida de cada mulher brasileira. Meu compromisso supremo é honrar as mulheres, proteger os mais frágeis e governar para todos!
Venho, antes de tudo, para dar continuidade ao maior processo de afirmação que este país já viveu.
Venho para consolidar a obra transformadora do Presidente Luis Inácio Lula da Silva, com quem tive a mais vigorosa experiência política da minha vida e o privilégio de servir ao país, ao seu lado, nestes últimos anos.
De um presidente que mudou a forma de governar e levou o povo brasileiro a confiar ainda mais em si mesmo e no futuro do seu País.
A maior homenagem que posso prestar a ele é ampliar e avançar as conquistas do seu governo. Reconhecer, acreditar e investir na força do povo foi a maior lição que o presidente Lula deixou para todos nós.
Sob sua liderança, o povo brasileiro fez a travessia para uma outra margem da história.
Minha missão agora é de consolidar esta passagem e avançar no caminho de uma nação geradora das mais amplas oportunidades.
Quero, neste momento, prestar minha homenagem a outro grande brasileiro, incansável lutador, companheiro que esteve ao lado do Presidente Lula nestes oito anos: nosso querido Vice José Alencar. Que exemplo de coragem e de amor à vida nos dá este homem!! E que parceria fizeram o presidente Lula e o vice-presidente José Alencar, pelo Brasil e pelo nosso povo!!
Eu e Michel Temer nos sentimos responsáveis por seguir no caminho iniciado por eles.
Um governo se alicerça no acúmulo de conquistas realizadas ao longo da história. Ele sempre será, ao seu tempo, mudança e continuidade. Por isso, ao saudar os extraordinários avanços recentes, é justo lembrar que muitos, a seu tempo e a seu modo, deram grandes contribuições às conquistas do Brasil de hoje.
Vivemos um dos melhores períodos da vida nacional: milhões de empregos estão sendo criados; nossa taxa de crescimento mais que dobrou e encerramos um longo período de dependência do FMI, ao mesmo tempo em que superamos nossa dívida externa.
Reduzimos, sobretudo, a nossa histórica dívida social, resgatando milhões de brasileiros da tragédia da miséria e ajudando outros milhões a alcançarem a classe média.
Mas, em um país com a complexidade do nosso, é preciso sempre querer mais, descobrir mais, inovar nos caminhos e buscar novas soluções.
Só assim poderemos garantir, aos que melhoraram de vida, que eles podem alcançar mais; e provar, aos que ainda lutam para sair da miséria, que eles podem, com a ajuda do governo e de toda sociedade, mudar de patamar.
Que podemos ser, de fato, uma das nações mais desenvolvidas e menos desiguais do mundo - um país de classe média sólida e empreendedora.
Uma democracia vibrante e moderna, plena de compromisso social, liberdade política e criatividade institucional.
Queridos brasileiros e queridas brasileiras, para enfrentar estes grandes desafios é preciso manter os fundamentos que nos garantiram chegar até aqui.
Mas, igualmente, agregar novas ferramentas e novos valores.
Na política é tarefa indeclinável e urgente uma reforma política com mudanças na legislação para fazer avançar nossa jovem democracia, fortalecer o sentido programático dos partidos e aperfeiçoar as instituições, restaurando valores e dando mais transparência ao conjunto da atividade pública.
Para dar longevidade ao atual ciclo de crescimento é preciso garantir a estabilidade de preços e seguir eliminando as travas que ainda inibem o dinamismo de nossa economia, facilitando a produção e estimulando a capacidade empreendedora de nosso povo, da grande empresa até os pequenos negócios locais, do agronegócio à agricultura familiar.
É, portanto, inadiável a implementação de um conjunto de medidas que modernize o sistema tributário, orientado pelo princípio da simplificação e da racionalidade. O uso intensivo da tecnologia da informação deve estar a serviço de um sistema de progressiva eficiência e elevado respeito ao contribuinte.
Valorizar nosso parque industrial e ampliar sua força exportadora será meta permanente. A competitividade de nossa agricultura e da pecuária, que faz do Brasil grande exportador de produtos de qualidade para todos os continentes, merecerá toda nossa atenção. Nos setores mais produtivos a internacionalização de nossas empresas já é uma realidade.
O apoio aos grandes exportadores não é incompatível com o incentivo à agricultura familiar e ao microempreendedor. As pequenas empresas são responsáveis pela maior parcela dos empregos permanentes em nosso país. Merecerão políticas tributárias e de crédito perenes.
Valorizar o desenvolvimento regional é outro imperativo de um país continental, sustentando a vibrante economia do nordeste, preservando e respeitando a biodiversidade da Amazônia no norte, dando condições à extraordinária produção agrícola do centro-oeste, a força industrial do sudeste e a pujança e o espírito de pioneirismo do sul.
É preciso, antes de tudo, criar condições reais e efetivas capazes de aproveitar e potencializar, ainda mais e melhor, a imensa energia criativa e produtiva do povo brasileiro.
No plano social, a inclusão só será plenamente alcançada com a universalização e a qualificação dos serviços essenciais. Este é um passo, decisivo e irrevogável, para consolidar e ampliar as grandes conquistas obtidas pela nossa população.
É, portanto, tarefa indispensável uma ação renovada, efetiva e integrada dos governos federal, estaduais e municipais, em particular nas áreas da saúde, da educação e da segurança, vontade expressa das famílias brasileiras.
Queridas brasileiras e queridos brasileiros, a luta mais obstinada do meu governo será pela erradicação da pobreza extrema e a criação de oportunidades para todos.
Uma expressiva mobilidade social ocorreu nos dois mandatos do Presidente Lula. Mas, ainda existe pobreza a envergonhar nosso país e a impedir nossa afirmação plena como povo desenvolvido.
Não vou descansar enquanto houver brasileiros sem alimentos na mesa, enquanto houver famílias no desalento das ruas, enquanto houver crianças pobres abandonadas à própria sorte. O congraçamento das famílias se dá no alimento, na paz e na alegria. E este é o sonho que vou perseguir!
Esta não é tarefa isolada de um governo, mas um compromisso a ser abraçado por toda sociedade. Para isso peço com humildade o apoio das instituições públicas e privadas, de todos os partidos, das entidades empresariais e dos trabalhadores, das universidades, da juventude, de toda a imprensa e de das pessoas de bem.
A superação da miséria exige prioridade na sustentação de um longo ciclo de crescimento. É com crescimento que serão gerados os empregos necessários para as atuais e as novas gerações.
É com crescimento, associado a fortes programas sociais, que venceremos a desigualdade de renda e do desenvolvimento regional.
Isso significa - reitero - manter a estabilidade econômica como valor absoluto. Já faz parte de nossa cultura recente a convicção de que a inflação desorganiza a economia e degrada a renda do trabalhador. Não permitiremos, sob nenhuma hipótese, que esta praga volte a corroer nosso tecido econômico e a castigar as famílias mais pobres.
Continuaremos fortalecendo nossas reservas para garantir o equilíbrio das contas externas. Atuaremos decididamente nos fóruns multilaterais na defesa de políticas econômicas saudáveis e equilibradas, protegendo o país da concorrência desleal e do fluxo indiscriminado de capitais especulativos.
Não faremos a menor concessão ao protecionismo dos países ricos que sufoca qualquer possibilidade de superação da pobreza de tantas nações pela via do esforço de produção.
Faremos um trabalho permanente e continuado para melhorar a qualidade do gasto público. O Brasil optou, ao longo de sua história, por construir um estado provedor de serviços básicos e de previdência social pública. Isso significa custos elevados para toda a sociedade, mas significa também a garantia do alento da aposentadoria para todos e serviços de saúde e educação universais. Portanto, a melhoria dos serviços é também um imperativo de qualificação dos gastos governamentais.
Outro fator importante da qualidade da despesa é o aumento dos níveis de investimento em relação aos gastos de custeio. O investimento público é essencial como indutor do investimento privado e como instrumento de desenvolvimento regional.
Através do Programa de Aceleração do Crescimento e do Minha Casa Minha Vida, manteremos o investimento sob estrito e cuidadoso acompanhamento da Presidência da República e dos ministérios.
O PAC continuará sendo um instrumento de coesão da ação governamental e coordenação voluntária dos investimentos estruturais dos estados e municípios. Será também vetor de incentivo ao investimento privado, valorizando todas as iniciativas de constituição de fundos privados de longo prazo.
Por sua vez, os investimentos previstos para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas serão concebidos de maneira a dar ganhos permanentes de qualidade de vida, em todas as regiões envolvidas.
Este princípio vai reger também nossa política de transporte aéreo. É preciso, sem dúvida, melhorar e ampliar nossos aeroportos para a Copa e as Olimpíadas. Mas é mais que necessário melhorá-los já, para arcar com o crescente uso deste meio de transporte por parcelas cada vez mais amplas da população brasileira.
Queridas brasileiras e queridos brasileiros, junto com a erradicação da miséria, será prioridade do meu governo a luta pela qualidade da educação, da saúde e da segurança.
Nas últimas duas décadas, o Brasil universalizou o ensino fundamental. Porém é preciso melhorar sua qualidade e aumentar as vagas no ensino infantil e no ensino médio.
Para isso, vamos ajudar decididamente os municípios a ampliar a oferta de creches e de pré escolas.
No ensino médio, além do aumento do investimento publico vamos estender a vitoriosa experiência do PROUNI para o ensino médio profissionalizante, acelerando a oferta de milhares de vagas para que nossos jovens recebam uma formação educacional e profissional de qualidade.
Mas só existirá ensino de qualidade se o professor e a professora forem tratados como as verdadeiras autoridades da educação, com formação continuada, remuneração adequada e sólido compromisso com a educação das crianças e jovens.
Somente com avanço na qualidade de ensino poderemos formar jovens preparados, de fato, para nos conduzir à sociedade da tecnologia e do conhecimento.
Queridas brasileiras e queridos brasileiros, consolidar o Sistema Único de Saúde será outra grande prioridade do meu governo.
Para isso, vou acompanhar pessoalmente o desenvolvimento desse setor tão essencial para o povo brasileiro.
Quero ser a presidenta que consolidou o SUS, tornando-o um dos maiores e melhores sistemas de saúde pública do mundo.
O SUS deve ter como meta a solução real do problema que atinge a pessoa que o procura, com uso de todos os instrumentos de diagnóstico e tratamento disponíveis, tornando os medicamentos acessíveis a todos, além de fortalecer as políticas de prevenção e promoção da saúde.
Vou usar a força do governo federal para acompanhar a qualidade do serviço prestado e o respeito ao usuário.
Vamos estabelecer parcerias com o setor privado na área da saúde, assegurando a reciprocidade quando da utilização dos serviços do SUS.
A formação e a presença de profissionais de saúde adequadamente distribuídos em todas as regiões do país será outra meta essencial ao bom funcionamento do sistema.
Queridas brasileiras e queridos brasileiros, a ação integrada de todos os níveis de governo e a participação da sociedade é o caminho para a redução da violência que constrange a sociedade e as famílias brasileiras.
Meu governo fará um trabalho permanente para garantir a presença do Estado em todas as regiões mais sensíveis à ação da criminalidade e das drogas, em forte parceria com Estados e Municípios.
O estado do Rio de Janeiro mostrou o quanto é importante, na solução dos conflitos, a ação coordenada das forças de segurança dos três níveis de governo, incluindo - quando necessário - a participação decisiva das Forças Armadas.
O êxito desta experiência deve nos estimular a unir as forças de segurança no combate, sem tréguas, ao crime organizado, que sofistica a cada dia seu poder de fogo e suas técnicas de aliciamento de jovens.
Buscaremos também uma maior capacitação federal na área de inteligência e no controle das fronteiras, com uso de modernas tecnologias e treinamento profissional permanente.
Reitero meu compromisso de agir no combate as drogas, em especial ao avanço do crack, que desintegra nossa juventude e infelicita as famílias.
Queridas brasileiras e queridos brasileiros, o Pré-Sal é nosso passaporte para o futuro, mas só o será plenamente se produzir uma síntese equilibrada de avanço tecnológico, avanço social e cuidado ambiental.
A sua própria descoberta é resultado do avanço tecnológico brasileiro e de uma moderna política de investimentos em pesquisa e inovação. Seu desenvolvimento será fator de valorização da empresa nacional e seus investimentos serão geradores de milhares de novos empregos.
O grande agente desta política é a Petrobrás, símbolo histórico da soberania brasileira na produção energética.
O meu governo terá a responsabilidade de transformar a enorme riqueza obtida no Pré Sal em poupança de longo prazo, capaz de fornecer às atuais e às futuras gerações a melhor parcela dessa riqueza, transformada, ao longo do tempo, em investimentos efetivos na qualidade dos serviços públicos, na redução da pobreza e na valorização do meio ambiente. Recusaremos o gasto apressado, que reserva às futuras gerações apenas as dívidas e a desesperança.
Meus queridos brasileiros e brasileiras, muita coisa melhorou em nosso país, mas estamos vivendo apenas o início de uma nova era. O despertar de um novo Brasil.
Recorro a um poeta da minha terra: "o que tem de ser, tem muita força".
Pela primeira vez o Brasil se vê diante da oportunidade real de se tornar, de ser, uma nação desenvolvida. Uma nação com a marca inerente da cultura e do estilo brasileiros - o amor, a generosidade, a criatividade e a tolerância.
Uma nação em que a preservação das reservas naturais e das suas imensas florestas, associada à rica biodiversidade e a matriz energética mais limpa do mundo, permitem um projeto inédito de país desenvolvido com forte componente ambiental.
O mundo vive num ritmo cada vez mais acelerado de revolução tecnológica. Ela se processa tanto na decifração de códigos desvendadores da vida quanto na explosão da comunicação e da informática.
Temos avançado na pesquisa e na tecnologia, mas precisamos avançar muito mais. Meu governo apoiará fortemente o desenvolvimento científico e tecnológico para o domínio do conhecimento e a inovação como instrumento da produtividade.
Mas o caminho para uma nação desenvolvida não está somente no campo econômico. Ele pressupõe o avanço social e a valorização da diversidade cultural. A cultura é a alma de um povo, essência de sua identidade.
Vamos investir em cultura, ampliando a produção e o consumo em todas as regiões de nossos bens culturais e expandindo a exportação da nossa música, cinema e literatura, signos vivos de nossa presença no mundo.
Em suma: temos que combater a miséria, que é a forma mais trágica de atraso, e, ao mesmo tempo, avançar investindo fortemente nas áreas mais sofisticadas da invenção tecnológica, da criação intelectual e da produção artística e cultural.
Justiça social, moralidade, conhecimento, invenção e criatividade, devem ser, mais que nunca, conceitos vivos no dia-a-dia da nação.
Queridos brasileiros e queridas brasileiras, considero uma missão sagrada do Brasil a de mostrar ao mundo que é possível um país crescer aceleradamente, sem destruir o meio ambiente.
Somos e seremos os campeões mundiais de energia limpa, um país que sempre saberá crescer de forma saudável e equilibrada.
O etanol e as fontes de energia hídricas terão grande incentivo, assim como as fontes alternativas: a biomassa, a eólica e a solar. O Brasil continuará também priorizando a preservação das reservas naturais e das florestas.
Nossa política ambiental favorecerá nossa ação nos fóruns multilaterais. Mas o Brasil não condicionará sua ação ambiental ao sucesso e ao cumprimento, por terceiros, de acordos internacionais.
Defender o equilíbrio ambiental do planeta é um dos nossos compromissos nacionais mais universais.
Meus queridos brasileiros e brasileiras, nossa política externa estará baseada nos valores clássicos da tradição diplomática brasileira: promoção da paz, respeito ao princípio de não-intervenção, defesa dos Direitos Humanos e fortalecimento do multilateralismo.
O meu governo continuará engajado na luta contra a fome e a miséria no mundo.
Seguiremos aprofundando o relacionamento com nossos vizinhos sul-americanos; com nossos irmãos da América Latina e do Caribe; com nossos irmãos africanos e com os povos do Oriente Médio e dos países asiáticos. Preservaremos e aprofundaremos o relacionamento com os Estados Unidos e com a União Europeia.
Vamos dar grande atenção aos países emergentes.
O Brasil reitera, com veemência e firmeza, a decisão de associar seu desenvolvimento econômico, social e político ao de nosso continente.
Podemos transformar nossa região em componente essencial do mundo multipolar que se anuncia, dando consistência cada vez maior ao Mercosul e à UNASUL. Vamos contribuir para a estabilidade financeira internacional, com uma intervenção qualificada nos fóruns multilaterais.
Nossa tradição de defesa da paz não nos permite qualquer indiferença frente à existência de enormes arsenais atômicos, à proliferação nuclear, ao terrorismo e ao crime organizado transnacional.
Nossa ação política externa continuará propugnando pela reforma dos organismos de governança mundial, em especial as Nações Unidas e seu Conselho de Segurança.
Queridas brasileiras e queridos brasileiros, disse, no início deste discurso, que eu governarei para todos os brasileiros e brasileiras. E vou fazê-lo.
Mas é importante lembrar que o destino de um país não se resume à ação de seu governo. Ele é o resultado do trabalho e da ação transformadora de todos os brasileiros e brasileiras. O Brasil do futuro será exatamente do tamanho daquilo que, juntos, fizermos por ele hoje. Do tamanho da participação de todos e de cada um:
Dos movimentos sociais,
dos que labutam no campo,
dos profissionais liberais,
dos trabalhadores e dos pequenos empreendedores,
dos intelectuais,
dos servidores públicos,
dos empresários,
das mulheres,
dos negros, dos índios e dos jovens,
de todos aqueles que lutam para superar distintas formas de discriminação.
Quero estar ao lado dos que trabalham pelo bem do Brasil na solidão amazônica, na seca nordestina, na imensidão do cerrado, na vastidão dos pampas.
Quero estar ao lado dos que vivem nos aglomerados metropolitanos, na vastidão das florestas; no interior ou no litoral, nas capitais e nas fronteiras do Brasil.
Quero convocar todos a participar do esforço de transformação do nosso país.
Respeitada a autonomia dos poderes e o princípio federativo, quero contar com o Legislativo e o Judiciário, e com a parceria de governadores e prefeitos para continuarmos desenvolvendo nosso País, aperfeiçoando nossas instituições e fortalecendo nossa democracia.
Reafirmo meu compromisso inegociável com a garantia plena das liberdades individuais; da liberdade de culto e de religião; da liberdade de imprensa e de opinião.
Reafirmo que prefiro o barulho da imprensa livre ao silêncio das ditaduras. Quem, como eu e tantos outros da minha geração, lutamos contra o arbítrio e a censura, somos naturalmente amantes da mais plena democracia e da defesa intransigente dos direitos humanos, no nosso País e como bandeira sagrada de todos os povos.
O ser humano não é só realização prática, mas sonho; não é só cautela racional, mas coragem, invenção e ousadia. E esses são elementos fundamentais para a afirmação coletiva da nossa nação.
Eu e meu vice Michel Temer fomos eleitos por uma ampla coligação partidária. Estamos construindo com eles um governo onde capacidade profissional, liderança e a disposição de servir ao país serão os critérios fundamentais.
Mais uma vez estendo minha mão aos partidos de oposição e as parcelas da sociedade que não estiveram conosco na recente jornada eleitoral. Não haverá de minha parte discriminação, privilégios ou compadrio.
A partir deste momento sou a presidenta de todos os brasileiros, sob a égide dos valores republicanos.
Serei rígida na defesa do interesse público. Não haverá compromisso com o erro, o desvio e o malfeito. A corrupção será combatida permanentemente, e os órgãos de controle e investigação terão todo o meu respaldo para aturem com firmeza e autonomia.
Queridas brasileiras e queridos brasileiros, dediquei toda a minha vida a causa do Brasil. Entreguei minha juventude ao sonho de um país justo e democrático. Suportei as adversidades mais extremas infligidas a todos que ousamos enfrentar o arbítrio. Não tenho qualquer arrependimento, tampouco ressentimento ou rancor.
Muitos da minha geração, que tombaram pelo caminho, não podem compartilhar a alegria deste momento. Divido com eles esta conquista, e rendo-lhes minha homenagem.
Esta dura caminhada me fez valorizar e amar muito mais a vida e me deu sobretudo coragem para enfrentar desafios ainda maiores. Recorro mais uma vez ao poeta da minha terra:
"O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem"
É com esta coragem que vou governar o Brasil. Mas mulher não é só coragem. É carinho também. Carinho que dedico a minha filha e ao meu neto. Carinho com que abraço a minha mãe que me acompanha e me abençoa.
É com este mesmo carinho que quero cuidar do meu povo, e a ele - só a ele - dedicar os próximos anos da minha vida.
Que Deus abençoe o Brasil!
Que Deus abençoe a todos nós!"

Feliz 2011 para nós!!!!

Desejo a todos um excelente 2011. Esse será um ano de muito trabalho, muito esforço, muita dedicação mas também de muitas recompensas. Eu sei que será assim pra mim e desejo muito sucesso pra você que passam por aqui para ler meus devaneios. Passei a virada trabalhando, mas foi muito bacana, passei ao lado ds pessoas com quem constantemente trabalho e foi muito bonito. Mais uma lição que nos mostra que nós somos uma imensa família. O novo ano também trouxe um grato presente pra mim: a posse da primeira mulher presidente e segunda chefe de estado do nosso país (não se esqueçam da incrível Princesa Isabel). Desejo que Dilma consiga fazer muitas coisas boas por nosso país, que Deus deu muita sabedoria para ela e muita força de vonta. E só pra discontrair piadinha excelente pra quem assim como eu votou na Dilma:

- No dia 02 de Janeiro de 2011, um senhor idoso se aproximou do Palácio da Alvorada e, depois de atravessar a Praça dos Três Poderes, falou para o “Dragão da Independência” que montava guarda:
Por favor, eu gostaria de entrar e me entrevistar com o Presidente Cerra.
O soldado olhou para o homem e disse: Senhor, o Sr. Cerra não é presidente e não mora aqui.
O homem disse: Está bem. E se foi.
“2- No dia seguinte, o mesmo homem idoso se aproximou do Palácio da Alvorada e falou com o mesmo Dragão: Por favor, eu gostaria de entrar e me entrevistar com o Presidente Cerra.
O soldado novamente disse: Senhor, como lhe falei ontem, o Sr Cerra não é presidente e nem mora aqui.
O homem agradeceu e novamente se foi.
“3- Dia 04 de janeiro ele voltou e se aproximou do Palácio Alvorada e falou com o mesmo guarda: Por favor, eu gostaria de entrar e me entrevistar com o Presidente Cerra.
O soldado, compreensivelmente irritado, olhou para o homem e disse: Senhor, este é o terceiro dia seguido que o Senhor vem aqui e pede para falar com o Sr. Cerra. Eu já lhe disse que ele não é presidente, nem mora aqui. O Senhor não entendeu?
“O homem olhou para o soldado e disse: Sim, eu compreendi perfeitamente, MAS EU ADORO OUVIR ISSO!!!
“O soldado, em posição de sentido, prestou uma vigorosa continência e disse: Até amanhã, Senhor!!!