quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

20 de Janeiro: Dia do Farmacêutico - Um pouco de história

Hoje é o dia em que comemoro a minha profissão, a de vários colegas, esses profissionais que trabalham arduamente nos bastidores de indústrias, hospitais, laboratórios e farmácias sem exigir a denominação de doutor ou qualquer outro privilégio, trabalhando diligentemente pela saúde e bem-estar de toda a população nos mais diversos segmentos. Poucos sabem que a atuação do farmacêutico vai além de medicamentos e análises clínicas, podemos trabalhar com alimentos, no desenvolvimento e controle de qualidade; com cosméticos, na avaliação de toxicidade de diversas substâncias e radiações, em educãção, logística, domissaneantes, no planejamento de estabelecimentos de saúde relacionados com farmácia, etc. etc e etc.!
No começo, o farmacêutico não se restringia só a isso e também até hoje não se restringe, como na elucidação de moléculas e elementos químicos, na classificação de plantas, microorganismos (e até nuvens).
No ano de 1997, a Organização Mundial da Saúde, divulgou uma documentação sobre qualidades gerais que o farmacêutico deve possuir (The role of the pharmacist in the health care system - O papel do farmacêutico no sistema de atenção à saúde) Estas qualidades, em número total de 7, deu o nome ao profissional 7 estrelas, são elas:

  • Prestador de serviços farmacêuticos em uma equipe de saúde;

  • Capaz de tomar decisões;

  • Comunicador;

  • Líder;

  • Gerente;

  • Atualizado permanentemente;

  • Educador.

"O papel do farmacêutico no mundo é tão nobre quão vital. O farmacêutico representa o órgão de ligação entre a medicina e a humanidade sofredora. É o atento guardião do arsenal de armas com que o médico dá combate às doenças. É quem atende às requisições a qualquer hora do dia ou da noite. O lema do farmacêutico é o mesmo do soldado: servir. Um serve à pátria; outro serve à humanidade, sem nenhuma discriminação de cor ou raça. O farmacêutico é um verdadeiro cidadão do mundo. Porque por maiores que sejam a vaidade e o orgulho dos homens, a doença os abate - e é então que o Farmacêutico os vê. O orgulho humano pode enganar todas as criaturas: não engana ao farmacêutico. O farmacêutico sorri filosoficamente no fundo do seu laboratório, ao aviar um receita, porque diante das drogas que manipula não há distinção nenhuma entre o fígado de um Rothschild e o do pobre negro da roça que vem comprar 50 centavos de maná e sene."

A formação atual do farmacêutico é dita generalista, ou seja, já não existe mais a divisão de farmacêutico-bioquímico, farmacêutico industrial, por exemplo. Mas o farmacêutico pode se dedicar somente a uma das diversas áreas em que pode atuar, mas vai saber conciliar o conhecimento de outras áreas dentro da sua área, como por exemplo, o farmacêutico que trabalhar com análises clínicas (antigo farmacêutico-bioquímico) vai ter um conhecimento maior dos efeitos de medicamentos e alimentos tem sobre as análises. Eu me foquei durante a minha graduação mais na parte de alimentos, mas também tenho muito interesse por farmácia hospitalar (que é onde trabalho), farmácia de manipulação e cosmetologia! É tudo tão fascinante de se aprender, que decidir-se por uma única área, parece que é pecado!
Mas agora vou falar um pouco do farmacêutico que trabalha com alimentos 
O farmacêutico que atua na área de alimentos normalmente exerce suas atividades nas indústrias de alimentos. Várias são as funções que competem aos farmacêuticos, entre elas: desenvolver métodos de obtenção de produtos alimentares para uso humano e veterinário, análise bromatológica e toxicológica, realização de controle microbiológico, químico e físico-químico das matérias-primas e produtos acabados, atuação no desenvolvimento, produção e controle de qualidade de alimentos, processos fermentativos, nutracêuticos e alimentos de uso enteral e parenteral, atuação na normatização e fiscalização junto à vigilância sanitária de alimentos.
A área de indústria de alimentos não é privativa dos farmacêuticos e outros profissionais podem atuar nesta área. O farmacêutico bromatologista é aquele que estuda alimentos. Geralmente trabalham em laboratórios de controle de qualidade, inspeção, vigilância sanitárias, desenvolvimento de novos produtos, setor produtivo de indústrias, instituições de pesquisa como universidades e órgãos públicos.
O início da atuação farmacêutica na área alimentícia no Brasil tem início em laboratórios do governo estaduais, onde executa análises bromatológicas químicas. Em 1892 foi criado o Instituto de Análises Químicas e Bromatológicas de São Paulo, depois chamado de Instituto Adolfo Lutz e do Laboratório Bromatológico no Rio de Janeiro. Era feito o controle de bebidas, medicamentos e alimentos.
O ensino, iniciou-se em 1911, até este ano os farmacêuticos aprendiam sozinhos o desempenho das funções em bromatologia nos laboratórios oficiais.
Um exemplo de sucesso na história é o farmacêutico alemão Henri Nestlé (Heinrich Nestlé), criador da farinha Nestlé e fundador da empresa multinacional Nestlé. Henri, formulou uma farinha à base de leite de vaca em 1867, para o filho de um amigo que negava o leite materno, e esta revelou-se bastante nutritiva. Os criadores da Coca-cola e da Pepsi Cola, John Pemberton e Caleb Bradham respectivamente, também  eram farmacêuticos.

Feliz Dia dos Farmacêuticos a todos nós!!!!! Que a cada dia nós consigamos alcançar o objetivo do nosso juramento, de promover a saúde e salvaguardar vidas!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário