sábado, 20 de fevereiro de 2010

Discurso do Professor Paulo Roberto Merisio

Reproduzo aqui na íntegra o discurso proferido no dia 11 de fevereiro de 2010, pelo grande amigo, mestre e paraninfo da 3a turma de Farmácia da Faculdade Assis Gurgacz, Paulo Roberto Merisio. As palavras aqui reproduzidas foram transcritas do próprio documento, repassado a mim pelo próprio professor:

Eu e o professor Merisio

"Boa noite
É uma grande honra estar ocupando este posto de paraninfo nesta noite, pela segunda vez no curso de farmácia da FAG. Confesso que não contive a emoção quando fui notificado e convidado pelos meus alunos. Este fato me fez lembrar uma pessoa extraordinária, responsável por tudo isso, que acreditou e confiou no meu trabalho, e mais tarde estaríamos nos despedindo: Sônia Wagner, obrigado à tudo. Tenho saudades do nosso tempo !!!!! É um orgulho dizer que trabalhei contigo.

Queridos alunos, esta noite é vossa. Parabéns a FAG, prof. Sergio, pela maviosa estrutura fornecida. Tenho maravilhosas e saudosas recordações do tempo que aqui trabalhei. Uma instituição que deveria servir de exemplo para muitas outras que se dizem faculdades e universidades. Parabéns ao corpo docente de farmácia atual e aos que já não se encontram aqui, por direcionar o estudo de vossos discípulos, que se forjaram exemplo de conduta universitária, e finalmente, parabéns aos pais, pois nunca tive uma turma com tantas pessoas educadas e ao mesmo tempo decididas. Vocês merecem com certeza os filhos que tem, e eu, por conhecê-los, conheci a cada um de vocês.

Meus afilhados, vossa sabedoria deve ser aproveitada e ouvida pela sociedade, entretanto, é preciso credibilidade, para isso, conhecimento. Lutem pelo país, que anda a mercê de exploradores covardes e porque não dizer, oportunistas e mercenários.

Muitas vezes o sistema capitalista é cruel. Não se é avaliado a competências, aptidões e capacidades, mas sim quais são as amizades, indicações e afinidades pessoais.
Mas só se permanece em um posto tendo competência.

Homens bons não têm voz nem vez, e quem não presta tem vez, tem voz e tem bis, aonde leis são descartáveis, um país que perdeu a identidade, sepultou seu idioma português, dando ouvidos a global vulgaridades.

Líderes se defendem como pode, uns defendendo outros, numa nuance estúpida de quem nunca sabe nada, e aqueles que pretendem revolucionar o país através da educação nem chegam perto.

Temos exemplos dignos e decentes, como Guevara, Bolívar, Prestes, Barão do Cerro Azul e tantos outros que pensaram em um bem comum e lutaram por isso, mas hoje o comodismo faz com que as caras já não sejam mais pintadas, os ideais sejam mais particulares, e parece que nada pode ser feito.

Neste contexto, é notória a ausência de líderes corretos e mulheres de princípios, mas os bancos universitários somados às boas condutas familiares ainda são fontes de tais pessoas.

Pelo olhar se conhece quem fala a verdade, e também o graude falsidade ou hombridade de uma pessoa. O envolvimento com coisas comuns à todos se faz necessário para que tenhamos uma sociedade mais justa e melhor.

Não façam de seus amigos pessoas descartáveis e, principalmente, sejam sinceros em seus sorrisos.

Lembro-me da 1a Semana Farroupilha da FAG, aonde tive uma turma inteira de alunos, defendendo junto comigo a causa que esta semana representa. Saibam que me propiciaram dois dos melhores momentos da minha vida. O primeiro lá, na apresentação dos vossos projetos na semana farroupilha sobre medicina campeira, o outro, nesta terna noite em que apadrinho os senhores.

Senhores farmacêuticos, hoje, meus colegas, vão, e tenham a certeza que o mundo imporá barreiras para vossa aspersão, mas lembrem do pouco que conversamos. Lembrem dos conselhos e ensinamentos, lembre-se de vossa capacidade.

Fica para trás todas as aulas, noites de estudo, conversa pelos corredores, festas, jantas, defesas de relatórios, trabalhos em equipe, e fica, para a frente, um destino individual, com várias incertezas e obstáculos, mas sei que trilharão carreiras brilhantes, e me orgulharei muito mais com o passar do tempo.

A sociedade abre as portas para os senhores, e eu, mais uma vez me despeço. Agora sim, uma despedida que ficará em minha memória, pois agora quando nos encontrarmos seremos colegas de profissão.

Senhoras e senhoreseu os convido a saudar, em pé, os novos farmacêuticos da terceira turma da Faculdade Assis Gurgacz."

Um comentário:

  1. Nossa, me arrepiei aqui, Bru.

    "Muitas vezes o sistema capitalista é cruel. Não se é avaliado a competências, aptidões e capacidades, mas sim quais são as amizades, indicações e afinidades pessoais.
    Mas só se permanece em um posto tendo competência."

    Foda ele ter falado isso! E mais foda ainda ele ter continuado o discurso nesse tom. Eu fiquei besta de ver que o discurso da formatura da minha cunhada foi nestes termos também, e veio de uma mulher que eu achei que fosse perua, mas que fez um discurso super fodão nestes termos também....

    Beijos!

    ResponderExcluir