quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Uma canção para quem acha que o Nordeste vive de esmola - Nordeste Independente

Copiado de um coment neste post do Limpinho e Cheiroso.

Nordeste Independente
Bráulio Tavares e Ivanildo Vilanova, música proibida pela censura em 1984.

 Já existe no sul esse conceito que o Nordeste é ruim, seco e ingrato, se existe a separação de fato é preciso torná-la de direito. Quando um dia qualquer isso for feito todos dois vão vibrar abertamente. Se o sul vai ficar indiferente, ficará o Nordeste agradecido: Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente?
Separados, porém, sem haver luta, e deixar o nordeste com seus vícios, mas sem ele pagar com sacrifícios de grandes obras reais que não desfruta. Não precisa haver sangue na disputa, bastaria a separação somente, pois se fosse medir o mais valente eu já sei qual dos dois era vencido: Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente?
Se o Nordeste tivesse outras fronteiras talvez fosse tratado com capricho, sem servir de deposito para o lixo das Usinas Atômicas brasileiras. A enchente das musicas estrangeiras talvez fossem pra outro continente, se vivesse uma vida diferente da que a gente até hoje tem vivido: Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente?
Talvez tenha muita gente e até proteste minha idéia chamando de imbecil. Um país com um nome de Brasil e o outro chamado de Nordeste, o Brasil não padeceria a peste da seca que vem constantemente, o Nordeste sem esse seu parente seria bem melhor compreendido: Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente?
Paraíba era o centro artesanal; Piauí o setor da criação; Em Sergipe cultura é tradição; Maranhão a reserva florestal; Bahia o distrito industrial; Alagoas agrícola inflorescente; Rio Grande o poder de lidar mente; Ceara pra o turismo era escolhido: Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente?
A partir, e ainda sendo homologado, o Nordeste que antes guiando seus destinos, mais de cinco milhões de nordestino voltariam para a terra idolatrada, trocariam a garôa e a geada pela roça, a enxada e o sol quente. Ninguém vai mais explorar a nossa gente como tem até hoje acontecido: Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente?
O Brasil ia ter que exportar do nordeste Cacau, coco e caju. Carnaúba, minério e babaçu. Abacaxi e o sal de cozinhar. A lagosta, o agave do lugar, a cebola, o petróleo, a aguardente. O Nordeste é auto-suficiente, o seu lucro seria garantido: Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente?
As rádios iam ser nordestizadas, tocariam forró xote e baião. As tvs só fariam transmissão de cantorias, cirandas e vaquejadas.
As crianças seriam batizadas só com nomes bem simples, como a gente não se usava mais nome diferente que não pode botar nem apelido: Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente?
Dividindo a partir de Salvador, o Nordeste seria outro país, vigoroso, normal, rico e feliz sem dever a ninguém no exterior. Jangadeiro seria o senador. Um caboclo da roça era o suplente. Cantador de viola o presidente. E o vaqueiro era o líder do partido: Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente.
Em Recife o Distrito Federal. O idioma ia ser nordestinense. A bandeira de renda cearense. Asa Branca era o hino nacional. O folheto o símbolo oficial. A moeda o tostão de antigamente. Conselheiro seria inconfidente. Lampião o herói inesquecido: Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente?

Um comentário:

  1. Proibiram a musica pq sabem o prejuizo que isso ia da se colocassem isso na cabeça do povo kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir