sábado, 6 de novembro de 2010

Uma boa música

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Uma canção para quem acha que o Nordeste vive de esmola - Nordeste Independente

Copiado de um coment neste post do Limpinho e Cheiroso.

Nordeste Independente
Bráulio Tavares e Ivanildo Vilanova, música proibida pela censura em 1984.

 Já existe no sul esse conceito que o Nordeste é ruim, seco e ingrato, se existe a separação de fato é preciso torná-la de direito. Quando um dia qualquer isso for feito todos dois vão vibrar abertamente. Se o sul vai ficar indiferente, ficará o Nordeste agradecido: Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente?
Separados, porém, sem haver luta, e deixar o nordeste com seus vícios, mas sem ele pagar com sacrifícios de grandes obras reais que não desfruta. Não precisa haver sangue na disputa, bastaria a separação somente, pois se fosse medir o mais valente eu já sei qual dos dois era vencido: Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente?
Se o Nordeste tivesse outras fronteiras talvez fosse tratado com capricho, sem servir de deposito para o lixo das Usinas Atômicas brasileiras. A enchente das musicas estrangeiras talvez fossem pra outro continente, se vivesse uma vida diferente da que a gente até hoje tem vivido: Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente?
Talvez tenha muita gente e até proteste minha idéia chamando de imbecil. Um país com um nome de Brasil e o outro chamado de Nordeste, o Brasil não padeceria a peste da seca que vem constantemente, o Nordeste sem esse seu parente seria bem melhor compreendido: Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente?
Paraíba era o centro artesanal; Piauí o setor da criação; Em Sergipe cultura é tradição; Maranhão a reserva florestal; Bahia o distrito industrial; Alagoas agrícola inflorescente; Rio Grande o poder de lidar mente; Ceara pra o turismo era escolhido: Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente?
A partir, e ainda sendo homologado, o Nordeste que antes guiando seus destinos, mais de cinco milhões de nordestino voltariam para a terra idolatrada, trocariam a garôa e a geada pela roça, a enxada e o sol quente. Ninguém vai mais explorar a nossa gente como tem até hoje acontecido: Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente?
O Brasil ia ter que exportar do nordeste Cacau, coco e caju. Carnaúba, minério e babaçu. Abacaxi e o sal de cozinhar. A lagosta, o agave do lugar, a cebola, o petróleo, a aguardente. O Nordeste é auto-suficiente, o seu lucro seria garantido: Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente?
As rádios iam ser nordestizadas, tocariam forró xote e baião. As tvs só fariam transmissão de cantorias, cirandas e vaquejadas.
As crianças seriam batizadas só com nomes bem simples, como a gente não se usava mais nome diferente que não pode botar nem apelido: Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente?
Dividindo a partir de Salvador, o Nordeste seria outro país, vigoroso, normal, rico e feliz sem dever a ninguém no exterior. Jangadeiro seria o senador. Um caboclo da roça era o suplente. Cantador de viola o presidente. E o vaqueiro era o líder do partido: Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente.
Em Recife o Distrito Federal. O idioma ia ser nordestinense. A bandeira de renda cearense. Asa Branca era o hino nacional. O folheto o símbolo oficial. A moeda o tostão de antigamente. Conselheiro seria inconfidente. Lampião o herói inesquecido: Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente?

Pro Brasil Seguir Mudando! Dilma 13!!!!

Bom, acho que dei bem a entender qual era minha postura política após a publicação do post do Pedro Bial aqui no blog, e olha que nem sou fã dele (odeio BBB). Com a vitória de Dilma Roussef posso desabafar que senti imenso alívio na minha almasabendo que o senhor José Serra não levou o pleito.
Muito mais que antipatia a este senhor, posso dizer que meu alívio se deve ao fato de que várias pessoas que infernizaram meus emails, orkut, twitter e não sei mais o que com difamações, matérias falsas, currículos ridículos, terrorismo cara-de-pau, se deram mal e até agora estão espumando do alto da sua raiva. Imaginem se ele tivesse ganho, o inferno que estaria sendo, essa gente falando "a bruxa foi queimada", "a sapatona se deu mal", "o apadrinhamento do mula pro poste não surtiu efeito" , etc., etc., etc.,e todas essas jóias da educação e inteligência da alta sociedade brasileira (sim, isto é uma ironia, e é bom eu deixar avisado pois percebi que essa gente não entende ironias).
Agora serão mais 4 anos por gente que se diz brasileira torcendo para que uma crise ocorra, um meteoro caia sobre a nação, a guerra civil entre estados ocorra e todo tipo de bárbarie aconteça a nação, independente do mal que isso cause, para que do alto da sua empáfia falem "a gente disse que ela ia fazer cagada".
Estou muito feliz pela Dilma ter ganho, por ela ter feito uma campanha limpa, que não encheu os meios de comunicações com matérias ridiculas, e sim apresentando fatos (poderia ter apresentado muitos outros na verdade) como no caso do Paulo Vieira de Souza, como no caso das acusações da dignissima senhora Sylvia Monica Allende Serra com um discurso anticomunista digno de Ronald Reagan e Margaret Thatcher. Mas ela não disse que Veronica Serra junto com a irmã de Daniel Dantas fizeram a maior quebra de sigilo fiscal do mundo. Ela não disse que de 6,5 bilhões de reais que a União repassou aos Estados para a saúde pública, especialmente para a compra de medicamentos excepcionais (aqueles que não constam na Relação Nacional de Medicamentos - RENAME) e que muitas vezes são caros, sumiram sem deixar rastro, e desses 6,5 bilhões de reais, 1 bilhão de reais sumiu APENAS no estado de São Paulo, aonde este senhor até então era governador. Ela não falou que o candidato que dizia ter uma vida publica imaculada tinha 17 processos, 4 de corrupção. Ela não jogou na cara dele que o escândalo das ambulâncias ocorreu durante a gestão de Minstro de Saúde do senhor José Serra.
"O melhor deputado de 1980 e bolinha", "O melhor ministro da saúde", "O criador dos genéricos", "O criador do programa de Aids", "O prefeito que assinou em cartório que cumprira o mandato até o fim" . Tudo uma farsa. Quem foi atrás apurar viu que não era assim, viu que ele tinha uma das piores notas do congresso nacional, viu que ele era um ministro da saúde que escondeu o aumento da mortalidade infantil no nordeste, viu que ele demitiu milhares de agente de combate a dengue, o que deflagrou no ano seguinte em uma epidemia absurda da doença no Rio de Janeiro (principalmente) e no resto do Brasil. Genéricos? Programa de AIDS? Eram projetos de outros ministros que tardiamente viraram lei no país e por um golpe de sorte (ou não) aconteceram durante o ministério de José Serra.
E a prefeitura de São Paulo???
1 ano e 3 meses depois ele renunciava para tentar o posto de governador. E conseguiu. E como governador podemos resumir seu governo em porrada em professor da rede publica de ensino (essa é uma tática do PSDB, que ele aprendeu com o Álvaro Dias, que fez quase a mesma coisa aqui no PR, mas aqui ele soltou a cavalaria e cavalos e fo***se os professores), vigas caindo no Robanel, ops, Rodoanel, cratera no metrô, pedágios a torto e a direita, polícia com o PSDB: pior salário do Brasil, e pra finalizar, o incêndio ao acervo do Instituto Butantã, órgão ligado a Universidade de São Paulo, de administração estadual. Pra ter uma idéia da perda enorme a ciência que isso representa, o acervo do Instituto Butantã abrigava espécimes de ofídios, aracnídeos e outros animais peçonhentos desde a época do Vital Brazil (não sei se temos parentesco), isso faz mais ou menos 100 anos. 100 anos!!! E fora isso havia espécies extremamente raros, que haviam sido encontrados em todo mundo, menos de 10 espécimes!!! Tudo isso, consumido pelo fogo!!! O fogo permitido por anos de uma administração negligente com o seu patrimônio intelectual, com o seu patrimônio físico, com seus pesquisadores. E que dúvida existe que não seria negligente com o resto do patrimônio intelectual, cultural, físico e humano do país?
Apesar de estar feliz, por vislumbrar uma oportunidade de que isto não ocorra, é um período triste, porque a gente percebe que o brasileiro que votou num cara desses, em grande maioria, são os mesmos que tem um discurso pautado no preconceito com nordestinos, negros, mulheres e idosos. São os mesmos que pedem paz, mas exigem porrada primeiro e diálogo depois, e quando necessita-se realmente de medidas enérgicas, são os primeiros que passam a mão. Essa gente que vota em pessoas como o Serra,  por considerar isto um ato de inteligência e superioridade, em sua grande maioria, são as mesmas pessoas que disseram que mulher não tem competência, que não elegeriam alguém com aquela voz ou aquele jeito.
Conheci pessoas moderadas que votaram no Serra e nunca me encheram o saco por tal ser. A estas, eu peço, humildemente, que nem liguem pro que eu escrevo. Esse é um desabafo de alguém que ficou triste e envergonhada de supostos conterrâneos que tem a capacidade de falar que nordestinos devem morrer, que quem voltou na Dilma é pobre, burro, analfabeto e vive de bolsa família, e não sei mais o que. Foi provado que a quantidade de pessoas que votaram na Dilma e que tinham bolsa família  não era um valor muito superior que a quantidade de pessoas que desfrutam do benefício e votaram no Serra. Cada qual com seu juízo de valor, cada qual com seus motivos. E nem por isso quem votou  no Serra e que tem o bolsa famíliao pode ser considerado milionário, elitista ou coisa assim (ou não!).
Eu fiquei com muita vergonha de pertencer a um país onde as pessoas pregam o descriminação, o preconceito e a morte a pessoas de outra região, cuja imprensa cria o mito de que só existem famintos e flagelados, burros e analfabetos, vagabundos e cachaceiros.
Parece que essas pessoas esqueceram que foram os famintos e flagelados, os burros e analfabetos, os vagabundos e cachaceiros que se sujeitaram a construir edifícios luxuosos, trabalharem em indústrias automobilísticas duramente, limparem as ruas que a sua inteligência porca e nojenta joga em todos os cantos da cidade, que escreveram livros maravilhosos para entretê-los no seu tédio, livros depois transformadas em novelas pra completar o ciclo, que cantam músicas alegres para que vocês se entretenham. São estes vagabundos nordestinos que limpam o chão, fazem o café da manhã, lavam a roupa, engraxam o sapato, pega busão ou metro 4 da matina,  come muitas vezes pior que um ruminante,  recebe ameaça de morte em sala de aula assim como seus conterrâneos, é humilhado, escorraçado da cidade que construiu e que continua a construir, mas apesar de tudo isso, não desiste, mostra seu sorriso, brilhante ou banguela e não está nem aí, só quer ser feliz e fazer do seu país um lugar melhor.
Os "nordestinos" que passam por isso todos os dias, não são apenas os nascidos na terra quente e iluminada do nordeste. São pessoas do sul, do centro-oeste, de MG, do norte do país e de outros países e todas ajudam a construir esse país e são tão cruelmente humilhadas. Se o Brasil hoje é considerado um país bom e bonito isso se deve a essas pessoas, que todos os dias enfrentam a própria vontade pra construir um Brasil melhor. A todos vocês, independente do voto, eu gostaria de agradecer, pois sei que vocês irão continuar lutando por esse país.
Já aos outros, perseguidores, favoráveis a toda sorte de preconceito, façam-nos um favor, suma para o inferno, vocês envergonham nossa nação.
Dilma Rousseff, honre cada voto e cada não-voto recebido, e mostre que seu governo pode ser sim o melhor que essa nação já viu.