segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Orgulho Farmacêutico - Henri Nestlé


Todo mundo conhece a Nestlé, o maior empreendimento no setor de alimentos da história. Todo mundo sabe da qualidade dos produtos da Nestlé e a primazia no desenvolvimento de diversos produtos. Poucas pessoas conhecem o papel da Nestlé na fabricação de alimentos que atendam as demandas nutricionais das pessoas, desde o recém-nascido até o vovô, passando até mesmo no desenvolvimento de suplementos para pessoas que estão em estado hospitalar. Pouca gente ainda sabe que essa herança da atual multinacional Nestlé vem desde seu nascimento, onde o visionário e gênio Heinrich Nestlé desenvolveu um alimento para combater a desnutrição.


Nascido em Frankfurt em 10 de agosto de 1814, Heinrich Nestlé foi 11º filho de uma família de 14 irmãos. Começa aí a história de um farmacêutico que se tornaria o fundador da maior indústria de alimentos e nutrição do mundo. Mas a primeira página só seria escrita bem depois. Exilado na Suíça por problemas políticos em seu país, adota a grafia francesa passando a assinar Henri Nestlé. Na adolescência, começa a estudar química e farmacologia, um interesse devido, em muito, ao fato de ver metade de seus irmãos morrerem, ainda jovens, por problemas de saúde. Em 1843, adquire uma propriedade produtora de alimentos e suplementos como azeite, vinagre e fertilizante, iniciando em seguida o beneficiamento e comercialização de água mineral com e sem gás e limonada gasosa. Como essas bebidas são pouco conhecidas na Suíça, se torna um dos pioneiros e ganha notoriedade. Preocupado com os altos índices de mortalidade, começa a estudar um produto alimentar que fosse eficaz na nutrição de crianças nos primeiros meses de vida, mas, devido à depressão econômica da década de 40, abandona a pesquisa e o negócio de bebidas para se dedicar à iluminação pública, produção de gás e materiais de construção civil. É nessa época que inventa um cimento artificial. Finalmente em 1867, para ajudar o filho de um amigo que não tomava leite materno, Henri retoma sua pesquisa e desenvolve uma farinha à base de leite de vaca que se mostrou nutritiva e eficiente, salvando a vida do bebê. Nascia assim a Farinha Láctea Henri Nestlé, o primeiro alimento criado especialmente para crianças e que logo passa a ser exportada para outros países da Europa. Com o sucesso do produto, Henri abandona definitivamente seus outros negócios, abre um escritório em Londres e começa a exportar para a América do Sul e Austrália. Além da Farinha Láctea, Henri lança outros alimentos que logo se tornam referência em todo o mundo.Em 1874, vende sua empresa para uma sociedade Suíça. Com o milhão de francos que recebe vai morar em Glion, onde passa a se dedicar à hotelaria, turismo e, principalmente, à ajuda social. Em 1890, morre aos 76 anos em casa.Mesmo sem deixar herdeiros, Henri entrou para a história como o pai dos alimentos infantis e o criador de fórmulas que vêm ajudando milhões de crianças a se desenvolver com saúde, há mais de 140 anos. E criar e acolher novos projetos em saúde e nutrição sempre foi diferencial da Nestlé. Não é por acaso que, em alemão, Nestlé significa “pequeno ninho”.


(Retirado de http://www.nestle.com.br/portalnestle/phn/htm/quemfoihenri.htm)


Henri Nestlé é o profissional que falta em muitas áreas, é o profissional aplicado, dedicado, atento as necessidades da população de sua época. Hoje, dia em que faz 195 anos do seu nascimento, sua memória nos faz lembrar o dever que temos com a nossa sociedade. É uma memória honrada pra classe dos farmacêuticos, uma classe profissional em que há tão poucos heróis conhecidos e muitas vezes desmerecido do público geral, muito provavelmente por permitir-se isso, permitir-se ficar escondido, "assinando" farmácias, não buscando melhores condições de trabalho. Agora começa um despertar da classe, por um piso mais adequado a todas as responsabilidades e a capacidade inerente desse profissional. Mas é preciso que o próprio profissional se melhore, largue da apatia, busque estar atento ao que ocorre ao seu redor, porque o que eu vejo tanto no campo de atuação quanto na própria faculdade vejo profissionais e acadêmicos sem motivação, que fazem o curso porque "é bonito usar branco, é bonito ser chamado de doutor", que não tem capacidade de liderança em seu lugar de trabalho e muitas vezes só vivem de picuinha e intrigas pra puxar o tapete alheio. Henri Nestlé é o exemplo que todos os profissionais deviam se espelhar, pois era versátil, constantemente estava estudando e nem por isso deixou de viver uma vida feliz.
Henri Nestlé, quero ser como você (simmmmm eu quero entender como ele de alimentos e até meu TCC é sobre isso)!!!!!!
Beijos a todos!!!

domingo, 9 de agosto de 2009

Horóscopo - Parte I: Entendendo algumas coisas

Oi genteeeeeee!!!!
Eu decidi falar um pouquinho sobre uma coisa que eu gosto muito muito muito mesmo de estudar e estudar por conta própria, que é horóscopo. Horóscopo é muito mais do que somente aquelas previsões que vemos no jornal de manhã dedicadas em cada uma das 12 seções para as pessoas que nasceram em cada uma das sessões (signos). Além disso, aquele não é o único horóscopo existente. Aquele é o grego, mas existem ainda o celta, o egípcio, o cigano, o asteca, o das flores, o chinês... Eu sei que muita gente não acredita e eu respeito, mas eu acredito porque sempre dá incrivelmente certo. É batata. Não tem erro no meu caso. E por causa disso comecei a me interessar cada vez mais e comecei a procurar a história sobre os signos. Eu vou discorrendo sobre assunto de acordo com o que eu souber e se houver necessidade de usar algo de outra fonte coloco aqui ok
Bem, eu vou começar sobre o que é mais comum e o que eu mais conheço, que é o horóscopo grego que também é chamado de astrologia, pois tem suas previsões baseadas no movimento de astros e estrelas. Esse horóscopo surgiu a partir da observação do homem numa região do céu conhecida como zodíaco (caminho dos animais). O zodíaco consiste numa espécie de ciclo pelo qual o sol passa num período de mais ou menos um ano. Tem esse nome porque esse ciclo é um agrupamento de constelações com formas de animais, como o carneiro (áries), touro, câncer (caranguejo), leão, escorpião, sagitário (ser metade humano e metade cavalo), capricórnio (cabra) e peixes. Deu pra notar que quatro signos ficaram de fora, por não terem forma de animais: gêmeos, virgem, libra e aquário ou aguadeiro (já explico isso). Cada signo ocupa 30 graus do tal ciclo e o sol passa um tempo maior ou menor em cada ciclo dependendo do ano. O interessante é notar que cada signo/constelação tem uma história própria e como isso influenciou esse ou aquele determinado povo. Todo mundo sabe que o movimento dos astros tem correlação com determinadas épocas do ano. Isso facilitou a implantação da agricultura, como entender o regime de migrações que eram importantes para a caça, assim como para a pesca e a pregressão das estações. O homem obsevando que naquilo havia uma grandiosidade que ele não conhecia e nem entedia, iniciou desse modo a idolatria aos astros. Com o tempo, começou-se a criar mitos que justificavam este ou aquele signo. É tão interessante notar que tais lendas tinham uma correlação bem grande com a personalidade de pessoas que nasciam na mesma época do ano. Mas cada signo/constelação terão uma sessão especialaqui no blog que eu falarei posteriormente.
Atualmente, de acordo com a Ciência a Astrologia se enquadra como uma pseudo-ciência ou até mesmo superstição, mesmo tendo contribuindo de forma muitas vezes decisiva com a Astronomia (essa sim reconhecida pela Ciência). Isso porque esse conceito de 12 signos é tão velho como a própria história antiga grega. Os astrólogos usam o mesmo modelo há muito mais de 2000 anos e nesse tempo as constelações zodiacais mudaram de posição e eles não mudaram a maneira como faziam o cálculo das previsões. Um exemplo é a constelação de Virgem: você vai lá pega a previsão e fala que signo que sou se nasci em 06 de setembro; no jornal estará falando que quem nasceu do dia 23 de agosto ao dia 22 de setembro é de Virgem. Por esse modelo antigo realmente o sol está na constelação de Virgem. Porém, não é bem assim atualmente. Com a mudança da posição das constelações o Sol só entra em Virgem no dia 16 de setembro e fica nessa constelação até 30 de outubro!!!! A controversa da Astrologia se deu porque no decorrer do tempo esse movimento foi percebido e os astrólogos não organizaram o sistema novamente, digamos que eles foram preguiçosos por não terem arrumado. Isso não é um movimento recente, esse descrédito da Astrologia começou com o Renascentismo em que novas questões sobre diversas coisas foram colocadas em xeque.
Depois tem a questão que no zodíaco não tem só 12, mas 13, 14, talvez 24 signos no mesmo ciclo, o que não dá muita credibilidade aos astrólogos. Há correntes de pensamento que dizem que o correto seria 13 signos, incluindo Ofiúco e que inclusive o sistema numérico que rege os sistemas humanos (entenda: horas, meses do ano, etc) que é o duodecimal (12) está errado e que o correto é o triodecimal (13) e que isso deixaria as energias das pessoas e do mundo mais harmônicas (um dia eu explico esse conceito).
De qualquer modo, a Astrologia, ciência ou superstição, ajudou e ajuda até hoje muitos ramos da ciência, como a psicologia, a biologia e até mesmo a medicina.
Esse foi um pequeno texto introdutório sobre horóscopos. Eu acho interessante pra quem se interessar ler:
No próximo post de Horóscopo vou falar um pouco sobre os motivos que segundo a História influenciaram o homem a introduzir no zodíaco as constelações e os mitos que foram construídos para os mesmos posteriormente.
Beijoss e se sintam a vontade pra botar a boca no trombone!!!!!

sábado, 8 de agosto de 2009

O porquê disso???



Olá
Eu sou Bruna Brasil. Eu já tenho um outro blog, o Beautiful Girl que é voltado para assuntos como maquiagem, cosméticos, etc e tal. O Beautiful Girl não nasceu Beautiful Girl, ele nasceu como "Belatriz, Barsa Falsa e Outras histórias" que era um blog que eu pretendia destilar um pouco de veneno e humor negro. Isso foi no início de 2008. Porém, eu estava deprimida, afundada na depressão do meu último namoro, mais um que não dava certo. Mais um que eu não sabia o porque não tinha dado certo. Enfim, o blog era deprimente como eu. Tinha umas mensagens bonitas, porém tristes. E eu deixei o blog abandonado por um bom tempo. Até que eu conheci a Carol do Make x Make e ela com seu entusiasmo me animou a continuar com o blog. Mas eu modifiquei a proposta. Resolvi fazer sobre algo que eu gosto e até entendo: make e cosméticos em geral. Daí mudei nome, mudei layout. Mudei minha vida. Não assimilei ainda bem o negócio lá do ex-namoro, mas estou mais positiva, estou mais pra cima. Conheci muitas pessoas parecidas comigo na blogsfera. E eu nunca achei que encontraria. Nessa horas vejo que a internet tem mais prós do que contras. E tudo isso me fez voltar a idéia original de blog, falar da minha opinião, contar causos, causar gargalhadas e talvez lágrimas. E pra começar com isso decidi abrir o I'm Barsa Woman!!!!
Mas porque raios esse nome???
Bem, pra quem não me conhece estou no último ano de faculdade de Farmácia em uma faculdade particular aqui de Cascavel no Paraná, mas eu sou bolsista e sou da opinião com mais uma dezena de pessoas que sim, paguei meus pecados na faculdade (mas isso é assunto pra outros posts). Pessoalmente, me considero uma aluna esforçada, sou dedicada aos estudos, sempre li muito, desde pequena. Isso obviamente me ajudou, como ajudaria qualquer outra pessoa na minha situação a assimilar melhor as coisas. E além disso não sou do tipo que decora: ou eu aprendo ou eu deixo nas mãos de Deus. Graças a Ele nunca peguei dependência (mas não desmereço quem pegou, afinal, se fosse necessário faria de novo determinada disciplina) e só seis exames (três no primeiro período e três no terceiro em disciplinas que tinham em comum cálculo: os livros que eu lia não eram os mais adequados para o aprendizado de polinômios). As pessoas com quem estudo não são pobres e nem burras por frequentarem faculdade paga. Tem pessoas tão ou mais inteligente que alguém que frequenta uma pública. Porém, é muito difícil pra pessoas com dinheiro entenderem que uma pessoa pobre, que estudou a vida inteira em colégio público, que nunca frequentou cursinho ou aulas de inglês tenha uma capacidade de aprendizado um pouco melhor, conheça mais de determinados assuntos, possua dicção e argumentação mais apurados, tenha assunto de "gente grande" (exclua disso últimas coleções de moda, as bebidas mais mais, a cotação da grade de cerveja, as táticas de puxar saco de professor, como colar, etc, etc, etc...) e além disso não se venda pra filhinho de papai ou melhor filhinho de colono, afinal a grande maioria é descendente de agricultor e sabe de cór e salteado o que precisa pra cultura de terras (isso seria excelente se fizessem agronomia e não soltassem determinadas pérolas na sala de aula). Enfim, ninguém gosta de pobre. E eu além de ser pobre, sou PROUNI, petista (não associada né kkkk), defendo professores (não entendam como puxa-saco, só que aprendi a respeitar uma pessoa que sabe muito mais do que eu e dedica seu tempo ao ensino, nesse país em que bundas e peitos são mais valorizados que o cérebro) e se tiver que ficar sozinha por discordar de uma sala inteira, fico na maior dignidade. Eu sou uma pessoa radical, eu admito. Mas voltando ao porquê do título do blog lá pelo ano de 2007 começaram a me chamar de Barsa, me apelidaram. Isso porquê sempre ajudava quem precisava a entender algumas disciplinas e, modéstia parte, eu ensinei muito bem, porque expliquei disciplina, peguei exame e as pessoas que entenderam a dita cuja comigo não pegaram. Fiquei muito feliz, porque nada me deixaria com mais remorso do que afundá-los no barco comigo. Até aí tudo bem, raramente um ou outro chamavam-me de "Barsa"... Até que teve um churrasco com o pessoal de Medicina da UNIOESTE (a pública daqui de Cascavel), porque eles fizeram uma festa em uma boite da cidade pra arrecadar fundos da formatura e a tal boite deu de "brinde" um churrasco. Daí ok, lá também me chamavam de Barsa algumas pessoas que estudavam comigo. Não me enturmei muito com o povo de medicina, porque ainda tão sendo chocados e já se acham (afff, tenho pavor de médico metido). Daí ok, isso foi sábado. Segundona de matar já começa com fofoca geral: algumas pessoas lá do povo da medicina ficaram amigas de algumas gurias da sala, estranhamente (ironia mode on) as gurias que mais gostavam de se aparecer. O pessoal da UNIOESTE ficou muito curioso porque me chamavam de Barsa, porque lá na sala deles tem um guri que também é chamado desse modo pelos mesmos motivos. Acontece que as tais gurias da minha sala, me odeiam de uma maneira que chega a ser grotesca e falaram que me deram esse apelido porque algumas pessoas me consideravam inteligente. Elas tiveram a audácia de falar que eu fingia (eu odeio pessoas que me tomam pelas atitudes delas sabe, de que acham que eu sou de decorar matéria, de que eu sou de ir pra cama com professor por causa de nota, de que eu sou de dedas quem cola...). O tal do piá resolveu contar isso pra outra menina que estuda comigo. E ela é minha amiga. Pronto. Muita gente ficou revoltada com isso. Muita gente falou pra mim ir tirar satisfação. Não fiz isso, por mais que tenha doído, apenas prometi a mim mesma que veria quem me causou mal pagando (fato que vejo hoje em dia, mas isso é assunto pra outro post). Todo esse tumulto me gerou mais alcunha: Barsa. Quem era meu chegado só me chamava de Barsa. Barsa aqui, Barsa ali, Barsa acolá. E o pior é que pegou, nao porque eu reclamava, é que outras pessoas não gostavam. Teve até professor que me chamu de Barsa :$ Eu ainda me envergonho desse apelido, acho muito arrogante, mas é engraçado as comparações. Eu tenho outros e eu prefiro eles, com exceção de "Heloísa Helena" e "Poodle". Daí eu viro uma arara kkkkkkkkk.
Mas enfim, espero que tenham entendido o propósito do blog, que não é de que eu sei tudo, mas é uma chacota de mim mesma. É esse o objetivo, ver de uma maneira engraçada ou pelo menos sarcástica do mundo. Beijossss!!!


PS: Observem a foto do post e vejam que não é somente eu que sou zuada kkkkkkkk Amo todos!!!!